Professora da UFPI lança livro em Congresso no Paraná

26/06/2015 13:55

A Prof.ª Dr.ª Jane Bezerra de Sousa, do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí, vai lançar o livro "Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos", no VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, na Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. O lançamento da obra será no dia 30/06, às 20h30min.

Segundo a professora, o livro é um estudo da História da Educação cujo objetivo é investigar o ser e o fazer-se professora no Piauí no século XX, por meio da história de vida da professora normalista Nevinha Santos, que escreveu suas memórias em caderno de anotações e as publicou em forma de artigos no Jornal Meio Norte, de Teresina-PI.

"São quinze textos que abordam temas ligados à educação, à política e à escrita de si mesmo. Outras fontes foram utilizadas e cruzadas com as memórias de Nevinha, como entrevistas de ex-alunos, familiares e contemporâneos, bem como mensagens governamentais e discursos da imprensa, com o intuito de conhecer as possibilidades históricas, sociais e culturais que permitiram compreender o sentido da função de ser professor no Piauí do século XX. O livro tem sua relevância para a profissão docente por oportunizar e compartilhar as experiências de uma professora e dessa forma promover reflexões que elevem o grau de importância, competência e respeito ao magistério", declarou.

O VIII Congresso Brasileiro de História da Educação terá início no dia 09 de junho e segue até o dia 02 de julho, na Universidade Estadual de Maringá, em Maringá/PR.