Aula Inaugural da Especialização Docência na Escola de Tempo Integral

26/06/2015 11:10

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Docência na Escola de Tempo Integral. O Curso de Pós-Graduação é realizado pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A solenidade foi promovida no auditório do Hotel Água Limpa, em Teresina.

Mesa de honra da Aula Inaugural

Na oportunidade, a mesa de honra foi composta pelo Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha; a Coordenadora do COMFOR, Prof.ª Dr.ª Glória Moura; a Coordenadora Adjunta do Polo de Picos, Prof.ª Maria Cezar de Souza; o Coordenador Ajunto do Polo de Bom Jesus, Prof. Daniel Coutinho; e o Coordenador Geral de Educação em Tempo Integral do Ministério da Educação, Prof. Leandro da Costa Fialho.

A Especialização traz um importante debate que é a implementação da educação integral na escola pública. "O modelo de escola pública não veio formatado, através do modelo de outros países. O padrão que foi desenvolvido têm características totalmente brasileiras, ressaltando para cada estado estruturas típicas e regionais. Então, a Universidade Federal do Piauí tem um papel primordial, por possibilitar um Curso que capacitará professores, permitindo-os conhecer a didática da docência na escola de tempo integral", destacou o Prof. Leandro Fialho.

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha

Segundo o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Cunha, a UFPI procura oferecer oportunidades para profissionais da educação se qualificarem nesta área do conhecimento. "É muito importante para nós a qualificação dos professores que atuam nas escolas municipais. Além de realizarmos o treinamento destes docentes, qualificamos os gestores que trabalham nessas escolas", ressaltou.

Coordenadora do COMFOR, Prof.ª Dr.ª Glória Moura

De acordo com a Coordenadora do COMFOR, Prof.ª Dr.ª Glória Moura, a Especialização está presente nos cinco câmpus da Universidade. "Há um total de 200 alunos, 50 em cada polo. O objetivo é conduzir este Curso para todos os câmpus, porque os professores que irão concluir esta Especialização são potencialmente formadores dos cursos de extensão em educação integral", acrescentou.

A primeira turma foi concluída nos câmpus de Floriano e Teresina. Quatro turmas distribuídas nos câmpus de Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus, tiveram início nesta sexta-feira (26). A Especialização faz parte do Programa Mais Educação, resultado da parceria entre a UFPI e o Ministério da Educação.