HU-UFPI realiza palestra sobre poluição sonora

23/06/2015 09:55

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou, na tarde desta última sexta-feira (19), uma palestra intitulada "Poluição sonora: uma tortura socialmente aceita". A palestra, ministrada pela professora Juliana Carla Bastos, foi promovida pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) e aconteceu no auditório do Hospital.

Professora Juliana Carla Bastos durante palestra sobre prejuízos causados pela poluição sonora

A palestrante abordou os aspectos negativos do som, conceitos relacionados aos ruídos e explicou como esses são prejudiciais à saúde. "A palestra, além de ser um momento para falar dos aspectos negativos do som e, ainda, discutir sobre a poluição sonora como uma tortura socialmente aceita, é também uma oportunidade para que os participantes se engajem nesta discussão, exponham seus conhecimentos sobre algum aspecto ambiental. É um momento propício para que as pessoas da plateia levantem a mão e coloquem relatos significativos sobre a temática", ressalta Juliana Carla Bastos.

Arborização

Após a palestra, foi executada a segunda etapa do projeto de arborização das áreas externas que circundam o Hospital Universitário. A atividade é desenvolvida pelo Projeto "Consciência se planta", em parceria com o HU-UFPI.

Integrantes do Projeto "Consciência se planta" e funcionários do HU-UFPI

Kaio Campelo, Coordenador Geral do Projeto, explica que a primeira etapa foi realizada em novembro do ano passado, com o plantio de dezenas de mudas no estacionamento do HU-UFPI. "O objetivo maior do projeto é sensibilizar e conscientizar a comunidade universitária sobre a importância de manter o equilíbrio da natureza, permitindo que futuras gerações gozem dos recursos naturais hoje existentes", ressalta Kaio.

Funcionários do HU-UFPI participam do plantio de dezenas de mudas

A psicóloga organizacional Kátia Castelo Branco, da Divisão de Gestão de Pessoas do HU-UFPI, explica que o plantio de mudas traz benefícios para o meio ambiente e para funcionários, visitantes e pacientes do Hospital Universitário. "A arborização contribui para minimizar possíveis impactos ambientais nesta área, promove a melhoria da qualidade do ar, além de proporcionar bem-estar aos pacientes, trazendo-lhes conforto", observa Kátia.