Curso no HU-UFPI aborda as competências do profissional de Enfermagem

23/06/2015 09:36

Estudantes de Enfermagem interagem durante o curso

Os alunos do sétimo período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram, no Hospital Universitário (HU), nos dias 19 e 20 de junho, o curso intitulado "Competências gerenciais do enfermeiro: a práxis na integralidade assistencial". O curso, sob a coordenação da professora Dra. Elaine Cristina Carvalho Moura, foi dirigido aos enfermeiros do hospital, tendo por objetivo aprimorar o exercício desses profissionais e a qualidade da assistência por eles prestada.

Além disso, o curso é uma oportunidade para os alunos de Enfermagem pesquisarem e refletirem sobre as competências a serem trabalhadas e aplicadas pelo enfermeiro no exercício de sua profissão.

O Sítio das Competências mistura conhecimento com as fábulas de Monteiro Lobato

A escolha do Hospital Universitário da UFPI, segundo Elaine Moura, se justifica face à adoção da ideia de integralidade presente na assistência hospitalar prestada pelo HU-UFPI aos pacientes. "O curso foi montado para os enfermeiros do HU-UFPI, levando em consideração a perspectiva de linhas de cuidado, baseadas na integralidade que o Hospital Universitário procura sempre inserir na assistência hospitalar que oferece", ressalta.

Durante o curso, foram trabalhadas 12 competências gerenciais do enfermeiro, aplicadas pelo profissional durante o exercício profissional. "Para que o enfermeiro exercite essas competências individuais também é necessário um favorecimento institucional. Essa entrega do profissional no ambiente de trabalho pode ser total, parcial, menos favorável ou mais favorável. Tudo depende de como o exercício de cada competência favorece as práticas que o enfermeiro tem na instituição", explica a professora Elaine Moura.

Diversos temas foram trabalhados no curso, a exemplo de gestão de recursos, gestão integrada de processos, criatividade, foco no cliente, tomada de decisão, liderança, empreendedorismo, visão estratégica, comunicação, trabalho em equipe e negociação. A professora Dra. Elaine Moura observa que cada uma dessas competências exige do profissional um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para ser exercida.

O exercício das competências individuais do enfermeiro foi abordado de forma criativa durante o curso. "Utilizamos quatro estratégias no curso. Neste ano, temos, por exemplo, o Sítio das Competências, que permite que o participante do curso faça relações entre as competências e as fábulas de Monteiro Lobato, tendo como cenário o Sítio do Pica-pau Amarelo", explica Elaine Moura. Ela ressalta que, dessa forma, os alunos de Enfermagem interagem com os enfermeiros do HU, abordando que conhecimentos, habilidades e atitudes são necessários para o exercício das competências, o que favorece o trabalho de excelência.

Alessandra Furtado, aluna do 7º período de Enfermagem da UFPI, diz que o objetivo do curso é a melhoria do desenvolvimento do profissional de Enfermagem. "São abordadas 12 competências. Sendo quatro grupos de alunos, cada equipe ficou responsável por abordar três dessas competências. Dessa forma, nossa intenção é contribuir para capacitar os profissionais, auxiliando-os na resolução de conflitos e situações dentro do cotidiano do mercado de trabalho", finaliza Alessandra Furtado.