Reitor da UFPI participa de solenidade na APL

22/06/2015 14:53

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes participou no último sábado (20), na sede Academia Piauiense de Letras (APL) da solenidade de lançamento do livro  Estudos de História do Piauí de Odilon Nunes. A publicação faz parte da "Coleção Centenário", um programa editorial da Academia Piauiense de Letras em parceria com a Universidade Federal do Piauí.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

O  Reitor destacou a importância da parceria com a Academia Piauiense de Letras. "Essa união veio para mostrar a capacidade e qualidade literária piauiense para o Brasil. Temos um papel importante de abrir esse caminho para que os nossos escritores possam ter a oportunidade de publicar suas obras e, além disso é nosso compromisso continuar apoiando a produção literária no estado", afirma.

Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof. Dr. Jacqueline Lima Dourado, Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes e presidente da APL Nelson Nery

A solenidade foi presidida por Nelson Nery Costa (presidente da APL) e estiveram presentes a Superintendente de Comunicação Social Profª Drª Jacqueline Lima Dourado,  Diretor da Editora da UFPI Prof. Dr. Ricardo Alaggio Ribeiro,  desembargador Othon Mário Lustosa,  escritor Francisco Miguel de Moura, historiador Reginaldo Miranda da Silva, Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento, Professor Manoel Paulo Nunes, Prof. Dr. Fonseca Neto, poeta José Elmar de Melo Carvalho, Profª Dra. Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz além de vários acadêmicos da APL e convidados. O convênio entre a APL/UFPI, por meio da Coleção Centenário, já proporcionou a publicação das seguintes obras: Conversa com M. Paulo Nunes de Teresinha Queiroz, Vultos Piauienses de Clodoaldo Freitas e Estudos de História do Piauí de Odilon Nunes. Foi anunciada ainda publicação do livro Estação Saudade de Dagoberto Carvalho que se encontra no prelo.

Extra Coleção Centenário

A EDUFPI lançou ainda o livro Literatura Piauiense de Francisco Miguel de Moura durante a solenidade. A obra tem um caráter único, pois apresenta recortes da história da literatura piauiense durante anos. Contém crítica, seriedade e pode servir como reforço do Piauí à historiografia literária brasileira.

Vale ressaltar que, recentemente, a EDUFPI publicou livro de interesse da Academia, que trata da trajetória intelectual de alguns acadêmicos: Em Busca da Geração Perdida de Vanessa Negreiros.