SaLiPI 2015: Discussão trata da memória na arquitetura e na música

13/06/2015 00:52

Na tarde desta sexta-feira (12), o Fórum Temático do Salão do Livro do Piauí (SaLiPI) recebeu duas palestras, a primeira com o tema "Memória Urbana" e a segunda "Memória da MPB - Clodo Ferreira". O debate aconteceu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Discussão sobre Memória da Arquitetura

Para a primeira discussão sobre "Memória Urbana, estavam participando os arquitetos, Júlio Medeiros e Olavo Pereira, que trataram sobre as construções e narrativas que envolvem a arquitetura da cidade. Com o objetivo de promover uma reflexão para o regimento de uma memória no projeto arquitetônico da capital, os profissionais abordaram diversos temas, como memória e afetividade, memória e cultura, entre outros.

Arquiteto e músico, Júlio Medeiros

De acordo com Olavo Pereira, as pessoas dão significados aos bens materiais, o que os torna parte de sua memória e ajuda na construção da identidade de um local. Enquanto, Júlio Medeiros comenta: "Eu vejo do ponto de vista arquitetônico que a intervenção da afetividade tem que está sempre presente", afirma.

"Memória da MPB - Clodo Ferreira"

Professores discutem Memória da MPB

Já na segunda parte do fórum temático, foi abordado o tema, "Memória da MPB - Clodo Ferreira", o debate foi mediado pelo Professor Cássio Martins, e contou com a presença do Prof. Dr. Clodo Ferreira, ele é compositor e docente da Universidade de Brasília.

Sobre o objetivo principal o Prof. Cássio Martins comenta: "Elucidar a importância da cultura e da difusão da música popular brasileira, da forma brilhante do seu surgimento como ela foi avançando, temos que resgatar essa cultura e tornar- lá acessível a todos", avalia.

Para o Prof. Dr. Clodo Ferreira, a experiência do debate é algo novo. "É a primeira vez que eu trouxe à Teresina esse tema, estou muito feliz por ter apresentado esse meu outro lado", completa.

Fórum Temático aconteceu no Cine Teatro da UFPI

O debate girou em torno das novas tendências que a música tem tomado e o desenvolvimento do ritmo urbano. A segmentação em torno dos estilos musicais e a compreensão do publico por parte da mídia no entendimento da música.