Discussão aborda os desafios da memória em áreas do conhecimento

11/06/2015 19:02

A programação do Fórum Temático da tarde desta quinta-feira (11) contou com a palestra "Os desafios da Memória na Literatura, no Jornalismo, na Mídia e na História". O debate teve como intuito analisar o modo como a produção jornalística, literária e histórica contribuem para a construção da memória, assim como o registro da história do homem ao longo do tempo.

Mesa redonda do Fórum Temático desta quinta-feira

Na ocasião, a mesa-redonda foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rego e teve a participação da Prof.ª Dr.ª Nilsângela Cardoso, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do campus de Picos; e a Prof.ª Dr.ª Márcia Edlene Lima, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O jornalismo é um objeto que atua no registro da história do homem, portanto, é preciso estar atento à produção da atividade e manipulação de informações. "A construção da memória no tempo presente, a partir da influência do jornalismo pode comprometer a posteriori a memória coletiva, a memória histórica e até o que irá compor o discurso historiográfico. Então é necessário verificar o discurso jornalístico e midiático como formador da memória", destacou a Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rego.

O debate acerca da memória presente no discurso literário ficou a cargo da Prof.ª Dr.ª Márcia Edlene Lima, coordenadora do Núcleo de Estudos em Memória e Acervo (NEMA), da UESPI. "Quero discutir um pouco sobre a memória da escrita. A memória que constrói o texto e que pertence aos bastidores da criação, como também o acervo de escritores e as fontes documentais e primárias", ressaltou.

A história trabalha na perspectiva de produzir a verdade sobre determinado acontecimento. "Eu vou tratar diretamente do uso da memória na história, então a minha proposta é discutir sobre a ligação entre história oral e memória, ressaltando a discussão em torno desse vínculo, como por exemplo, a subjetividade produzida pela oralidade. Ela pode comprometer o conhecimento histórico, visto que ele é conhecido como científico", pontuou a Prof.ª Dr.ª Nilsângela Cardoso.

Discussão aconteceu no Cine Teatro da UFPI

Amanhã (11), o Fórum Temático recebe a palestra "Memória Urbana", com os arquitetos Júlio Medeiros e Olavo Pereira.