Palestra de Frei Hermínio aborda palavras que mudaram de significado

11/06/2015 10:50

As palavras e seus significados sempre despertaram a atenção do Frei Hermínio Bezerra. Formado em filosofia, teologia, psicologia, com atuação como dicionarista e tradutor da língua portuguesa da Cúria Geral dos Capuchinhos em Roma, ele também é um colecionador. Já colecionou diferentes objetos, mas sua maior coleção é de palavras e seu interesse especial é sobre a origem delas. "Se você souber a origem das palavras, a história, quando elas mudaram, palavras que apareceram recentemente, por exemplo, você pode empregar melhor", declarou.

Frei Hermínio e o professor José Maria Vasconcelos

Com a mediação do professor José Maria Vasconcelos, Frei Hermínio apresentou no SaLiPI uma série de palavras que mudaram de significado. "Trabalhei seis anos em Roma como tradutor para a língua portuguesa e uma vez caiu sob meus olhos um texto em grego que se traduzia animais católicos e fiquei pensando: O que serão? Quais serão? Depois eu pensei na ovelha, na vaca, no presépio, mas depois vi que o texto falava dos animais que existiam em todo o mundo: o gato, o cavalo, o cachorro e, a partir daí, me chamou atenção. Eu fui ver a palavra católico e significa universal, não tem nada a ver com religião, por exemplo", explicou.

O Frei Hermínio assina a coluna O Sentido das Palavras em um jornal do Ceará. A publicação, feita a cada quinze dias, traz a origem, significado e o contexto histórico do uso de diferentes palavras.

Nessa quinta-feira (11), o Encontro Cultural do Salão do Livro do Piauí (SaLiPI) será com o professor Pedro Demo, de Brasília, a partir das 19h, no Cine Teatro da UFPI.