Pesquisa de professoras do curso de Biologia ganha prêmio internacional

11/06/2015 09:08

O trabalho desenvolvido pela Prof.ª Dr.ª Mariluce Gonçalves Fonseca, docente do curso de Biologia do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, e pela Prof.ª Dr.ª Gleice Ribeiro Orasmo, docente do curso de Biologia do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), intitulado "HELMINTH INFECTION ASSOCIATED WITH Rhinella marina (ANURA: BUFONIDAE) FROMAN URBAN AREA OF IQUITOS, PERU", recebeu o prêmio Wabash College durante o Congresso Internacional de Parasitología Neotrópical, realizado em Lima, Peru, em maio deste ano.

O projeto, que é realizado por pesquisadores do Brasil, Peru e Estados Unidos, e conta com a colaboração do aluno egresso do curso de Biologia da UFPI/CSHNB, Ronildo Alves Benício, recentemente aprovado em 1º lugar no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), destaca-se pela diversidade e abundância de parasitas encontrados nos órgãos internos dos animais estudados, indicativo de contaminação ambiental.

"A pesquisa faz parte de um projeto no qual fui convidada a participar como colaboradora na Amazônia Peruana pelo Dr. Reinaldo José da Silva, do Departamento de Parasitologia da UNESP campus Botucatu, e Dr. José Iannacone Oliver da Universidade Ricardo Palma, em Lima, Perú. E este prêmio demonstra o reconhecimento das nossas pesquisas e do trabalho na área de sanidade animal e ecologia parasitária envolvendo anfíbios, que tem importância fundamental como bioindicadores de qualidade ambiental", afirmou a Prof.ª Dr.ª Mariluce Gonçalves Fonseca.