Professores da UFPI publicam livro nos Estados Unidos

11/06/2015 08:51

Os professores Drs. Angela Celis de Almeida Lopes (CCN), Regina Lucia Ferreira Gomes (CCA) e Ademir Sergio Ferreira de Araújo (CCA) são editores do livro intitulado "Phaseolus lunatus - Diversity, growth and production" pela Editora Nova Science, New York que será lançado no segundo semestre de 2015.

Em fase de impressão, o livro corresponde a uma importante fonte de informação sobre a cultura do feijão-fava com resultados de estudos realizados por grupos de pesquisas do Brasil, envolvendo diversos docentes e discentes da UFPI e de outras instituições federais, além de pesquisadores do México, Colômbia e Peru.

O livro conta com capítulos descrevendo a diversidade genética, aspectos evolutivos, fenológicos, fisiológicos, mecanismos de fixação de N, estudos fitossanitários, socioeconômicos e aspectos relacionados à produção do feijão-fava. "A edição do livro foi uma demanda de pesquisadores nacionais e internacionais que buscavam informações sobre a espécie em uma publicação escrita exclusivamente em inglês. Desta forma, os autores ampliam a capacidade de disseminação de informações acerca do feijão-fava e, aumentam a visibilidade da cultura para novos estudos e pesquisas", explica o professor Ademir.