Identidade e diversidade cultural são temas discutidos no SALIPI

10/06/2015 18:42

A temática identidade e diversidade cultural fez parte dos fóruns temáticos no 13º Salão do Livro do Piauí (SALIPI). Na ocasião, Algemira Mendes, Bárbara Melo, Síria Borges, Reginaldo Miranda, Ailma do Nascimento e Marleides Lins discutiram os temas que fazem parte do livro Identidades e Diversidade Cultural - etnia e gênero.

Discussão aconteceu no Cine Teatro da UFPI

O livro tem caráter investigativo, cultural e científico e está em sua terceira edição. A obra que foi organizada por Marleide Lins, Síria Borges, Luiz Oosterbeek, Algemira Macedo, Domingos Leite e Aldenires Sousa Lima são divididas em artigos e narrativas imagéticas que abordam variações linguísticas de gênero, as influências das mulheres na História e na Literatura Brasileira, características de povos indígenas, quilombolas e outros temas.

Mesa-redonda debateu sobre Identidade e Diversidade Cultural

A pesquisadora Síria Borges, que além de organizadora possui um capítulo no livro, discutiu durante o fórum temático do SALIPI aspectos das culturas sertanejas, quilombolas e indígenas que ainda se encontram enraizadas nos dias de hoje. O uso da cabaça, as técnicas de armadilhas e a produção artesanal do corante foram algumas das particularidades destacadas pela pesquisadora.

Já o professor Reginaldo Miranda, que também colaborou com a obra, debateu acerca de características de grupos tribais piauienses que tiveram contato com o colonizador. Os aldeamentos, a escravização e as guerras justas, as quais os indígenas eram submetidos foram relatados pelo autor.

O poeta Salgado Maranhão com o exemplar do livro "Identidades e Diversidade Cultural - etnia e gênero"

A palestra contou com a colaboração e o debate do público. O poeta Salgado Maranhão esteve presente na discussão e parabenizou os pesquisadores pelos ensaios que se voltam para peculiaridades das etnias e gêneros que pouco foram estudadas.

Para finalizar as professoras, Bárbara Melo e Ailma do Nascimento, que têm um capítulo no livro, discutiram o gênero e a linguagem das transexuais.

O livro pode ser adquirido durante o SALIPI, na Livraria Nova Aliança.