Estudantes de Artes Visuais da UFPI expõem suas obras em galeria no Salipi

10/06/2015 17:13

Estudantes e professores do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) expõem suas obras em Galeria de Arte na 13º do Salão do Livro do Piauí (Salipi). A proposta do espaço é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no Curso de Artes Visuais. O espaço contempla três projetos de extensão desenvolvidos pelos alunos: Projeto de Cerâmica Artística e Tridimensionalidade (PROCEART), coordenado pela Prof.ª Me. Adriana Galvão; Núcleo de Estudos de Práticas de Gravura do Piauí (NUGRAPPI), coordenado pela Prof.ª Yolanda Carvalho; e Projeto de Ilustração e Animação (PIA), sob coordenação da Prof.ª Neila Rocha Siqueira. Além de trabalhos independentes de alunos de Artes Visuais e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

A Galeria da UFPI já recebeu mais de duas mil pessoas nos primeiros dias de evento. Entre as obras em exposição se encontram pinturas, xilogravuras, fotografias, ilustrações, escultura em cerâmica, entre outras. Para o visitante Nilton Freitas, a quantidade de peças em exposição impressiona quem visita a galeria. "O que mais me impressiona, além da qualidade do material em exposição, é exatamente essa diversidade, e a possibilidade que nós temos, enquanto observadores e consumidores da arte, de poder apreciar todas essas peças", afirma o visitante.

Prof.ª Me. Adriana Galvão

De acordo com a Prof.ª Me. Adriana Galvão, o espaço é fundamental, pois serve como vitrine para os trabalhos que são desenvolvidos em termos de pesquisa artística na UFPI. "A galeria surge para somar à nossa visão da arte como um campo do saber. É uma oportunidade de mostrarmos o que nós desenvolvemos no Curso de Artes Visuais, nas mais variadas linguagens. E agregar valor ao Salipi, que vem a cada edição expandindo para outras linguagens, além da literatura", destaca a professora.

Na Galeria da UFPI também se encontram em exposição trabalhos desenvolvidos por integrantes da Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI), acompanhados por alunos do Curso de Artes Visuais inseridos no PIBID, sob supervisão do Prof. Dr. Odailton Aragão. As pinturas são releituras de obras de artistas famosos. A estudante do Curso de Artes Visuais, Gracineia Cruz, as aulas auxiliam no desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). "A mudança é visível. Alguns deles no começo não tinham motricidade. Agora com a prática do movimento do pincel, do lápis e da caneta, alguns deles já exercem os movimentos livremente. Além disso, eles se apaixonam pela prática artística, as aulas são muito disputadas. Como o atendimento é feito de forma individual, durando em média 50 minutos, quando termina a aula eles gostam tanto que não querem parar", pontua a estudante.