SaLiPi 2015: Tico Santa Cruz participa do Seminário Língua Viva

10/06/2015 10:43

Ele é cantor, blogueiro, compositor, escritor e ativista social. O bate-papo da noite de terça feira (09), no 18º Seminário Língua Viva, evento paralelo ao SaLiPi, foi com Luiz Guilherme Brunetta, mais conhecido como Tico Santa Cruz.

Antes de começar a discussão calorosa no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi realizada às 19h a apresentação artística da banda Fulô do Sertão, e em seguida deu-se início ao bate-papo mediado pelo Prof. Welligton Soares.

O cantor começou comentando sobre o processo de criação, inspiração e repercussão dos três livros lançados "Clube da Insônia", "Tesão" e "Pólvora", interagindo com o público, propondo a leitura de alguns contos. Tico comentou que a ideia de produzir literatura surgiu há 12 anos. "Nós, músicos, temos uma vida muito solitária. A maior parte do tempo que temos é de solidão. E quando eu descobri essa ferramenta da internet, o blog, comecei a escrever nele e aproveitar meu tempo. Muitos chegam a me perguntar porque não escrevo sobre música já que sou músico. Mas, eu não sou só um músico", declara.

Clube da Insônia: Lançado em 2012, o livro relata crônicas, poesias e histórias do escritor, que já haviam sido escritas em seu blog.

Tesão: Com lançamento em 2013, fala sobre contos e poesias eróticas. São relatos, fantasias, histórias que não se concretizaram e desejos.

Pólvora: O terceiro, e até então último livro, foi lançado em 2014 e traz um romance policial. A princípio, a obra foi publicada em um blog para que a equipe do cantor tivesse acesso à quantidade de leitores.

Professor Welligton Soares e o artista Tico Santa Cruz

Conhecido por ser dono de opiniões polêmicas, foram discutidas questões sobre violência, redução da maioridade, pena de morte, legalização das drogas e mudanças de hábitos comportamentais. "Não é preciso mudar o mundo ao nosso redor, basta que mudemos nós, e o redor mudará", afirma o cantor.

Aproximadamente 400 pessoas ocuparam o Cine Teatro da UFPI

O cantor foi presenteado com uma coletânea de romances do escritor piauiense Assis Brasil e o bate-papo terminou às 21h30 com perguntas abertas ao público. Tico finalizou com a mensagem de que "a única revolução verdadeira é o amor".