SaLiPI 2015: Discussão traz elementos culturais na construção das cidades

10/06/2015 14:40

Dando sequência às atividades dos Fóruns Temáticos, na tarde desta terça-feira (09), aconteceu a mesa-redonda "A cidade na literatura, na música, e nos quadrinhos". A discussão foi promovida no Cine-Teatro da UFPI e teve como proposta analisar o modo como produtos culturais, ou seja, música, literatura e quadrinhos influenciam na construção simbólica de uma cidade.

A mesa-redonda foi conduzida pelo Prof. Dr. João Kennedy Eugênio e contou com a presença do maestro da Orquestra Sinfônica de Teresina, Aurélio Melo; os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Regiany Monte e Alfredo Werney; e o Prof. Allan Edson da Costa Ribeiro.

A Música Popular Brasileira foi utilizada na discussão pelo Prof. Alfredo Werney para confrontar ícones que remetem a Bahia e ao Rio de Janeiro, para a análise ele utilizou composições de Dorival Caymmi e Chico Buarque. "A partir dessa discussão, é possível compreender o significado simbólico de cidade, porque nós sabemos que uma cidade não só é um aglomerado de concretos, mas também por ideias edificadas com o auxílio da música, literatura, quadrinhos", destacou.

Na oportunidade, o condutor da mesa-redonda, Prof. Dr. João Kennedy Eugênio, tratou da relação entre a poesia de Hermínio Castelo Branco e H. Dobal. "Quando eu convidei os professores, pensei que fosse mais interessante ver como o lado simbólico de uma cidade é retratado ao longo dos anos e também utilizando mais de um autor, porque diferentes literatos podem produzir distintos significados acerca daquele local", acrescentou.

Fóruns Temáticos acontecem no Cine Teatro da UFPI

O vínculo entre quadrinhos e Cidade ficou a cargo do Prof. Allan Edson da Costa Ribeiro, fazendo a contraposição entre Nova York e Teresina. Para isso, ele utilizou personagens e obras para exemplificar. "Os personagens que escolhi para fazer a contraposição de Nova York se trata de Batman e Robin, enquanto um vive em um aspecto sombrio, o outro vive em um aspecto luminoso. Já Teresina, a contraposição acontece com duas obras publicadas recentemente, uma utiliza o Cabeça de Cuia como temática e a outra se chama Inefável Máscara de Ferro", ressaltou.

O maestro Aurélio Melo contribuiu a mesa com sua experiência na música. "Eu tive o privilégio de construir todo o meu trabalho aqui em Teresina, isto é muito importante porque eu pude construir o meu ofício com fragmentos da cultura local, fazendo com que os alunos sentissem vibrações de todos os cantos da cidade", comentou.

Amanhã (10), durante os Fóruns Temáticos, a partir das 15h, ocorrerá palestra sobre Identidades e Diversidade Cultural, com Marleide Lins (Escritora), Bárbara Melo (UESPI), Ailma do Nascimento (UESPI), Algemira Mendes (UESPI), Reginaldo Miranda (APL), Romeu Tavares (FUNAI-PI) e Síria Borges (ITM-Portugal).