Curiosidades no SaLiPI: livros de colorir para adultos são sucesso de venda

09/06/2015 16:45

Eles estão no topo das listas de livros mais vendidos em diversos países e no Salão do Livro do Piauí (SaLiPI) na Universidade Federal do Piauí (UFPI) não tem sido diferente: os livros de colorir para adultos têm batido recordes de vendas. As obras trazem temáticas diferentes, como mandalas astecas, japonesas, al-andaluz, hindus, psicodélicas, além dos jardins e dos inspirados em histórias como Mil e uma Noites.

A expositora Hernanda Sousa credita o sucesso dos livros à beleza das imagens

Segundo a expositora Hernanda Sousa, somente no seu estande são vendidos 30 livros de colorir para adultos por dia e o estoque precisa sempre ser reposto. Para ela, o sucesso do gênero não está somente na tentativa de combate ao estresse com a atividade de colorir. "Acredito no envolvimento do belo, do bom, da busca de descobrir como surgiram essas histórias. Tudo o que é belo fica guardado na memória e desenhos assim despertam o interesse das pessoas que vão atrás não só pra se distrair, não só pra relaxar, mas guardar no inconsciente", defendeu.

Para o estudante Manuel Luz, os livros servem de aprendizado e terapia

Manuel Luz é estudante de matemática e foi na aula de geometria que ouviu falar sobre os livros de colorir para adultos. O professor fez referência a um artista famoso e os trabalhos publicados em obras desse gênero, foi assim que o estudante decidiu pesquisar e começou a colorir. No SaliPI, ele aproveitou para aumentar a coleção de livros. "Achei muito interessante porque, na hora de colorir, a gente vai prestando mais atenção no desenho e isso me ajudou muito na aula de geometria, porque tem que prestar muita atenção. E ajuda muito a desestressar, principalmente a gente que faz matemática", declarou.

Segundo a expositora Bárbara Michelle, as crianças preferem livros acompanhados de brinquedos

Colorir é uma atividade marcante do universo infantil. E como estão as crianças com essa invasão dos adultos? Nem um pouco preocupadas, é que agora elas estão mais interessadas em outros tipos de livros. "Os musicais e os que têm brinquedos são os que mais chamam a atenção delas. Os livros de colorir têm perdido um pouco o posto para esses outros", informou a expositora de livros infantis Bárbara Michelle.

A estudante Fabiele Taiane escolheu um livro que já traz um brinquedo

A estudante Fabiele Taiane quer ser médica e ficou encantada com o livro sobre o corpo humano que vem acompanhado de um termômetro de brinquedo. "Esse aqui é mais fácil de brincar e tem muitas coisas para ensinar", declarou.

O 13º SaLiPI na UFPI vai até o dia 14 de junho e oferece diversas opções de livros que vão desde jogos educativos a títulos especializados. São mais de 50 mil títulos só de livros e com preços acessíveis.