Livro Balaios e Bem-te-vis é lançado nesta segunda-feira(08) pela EDUFPI

06/06/2015 10:35

O livro Balaios e Bem-te-vis, de autoria da professora Claudete Maria Miranda Dias, será lançado no dia 08 de junho no stand da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) durante a 13º edição do SALIPI. Em sua 3ª edição, revisada e atualizada, a obra é um convite para quem deseja conhecer uma parte da História do Piauí.

Com uma linguagem direta, simples e de fácil entendimento, o livro aborda temas que envolvem a participação das camadas populares na Balaiada, um dos movimentos mais importantes da época regencial no Brasil.

Na apresentação da obra, a autora destaca que o livro foi baseado em uma exaustiva pesquisa documental e bibliográfica, que procura desvendar a História onde ela é mais conflituosa e demonstrar que a mesma é feita por homens e mulheres em sociedade e não apenas por essa ou aquela autoridade, mito, herói ou datas. "Aqui, os personagens são igualmente vaqueiros, artesãos, lavradores, escravos, índios, mestiços e negros, homens comuns, sertanejos que empreenderam uma luta contra o poderio oligárquico, porém violentamente reprimida", destaca.

O livro foi apresentado originalmente, em outubro de 1985, ao Curso de Mestrado em História do Brasil, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, como requisito para a obtenção do título de Mestre, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco José Calazans Falcon. Foi publicado, pela primeira vez, em 1996, pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves de Teresina. Em 2002, teve a 2ª. Edição, com o apoio do Instituto Dom Barreto, de Teresina. E atualmente foi reeditada e como parte da Coleção Nordestina.