Curso de Artes Visuais da UFPI recebe nota máxima em avaliação do MEC

05/06/2015 13:19

O Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). No processo que avaliava a validação do curso, a licenciatura recebeu nota 5. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (03).

Segundo a Coordenadora do Curso, Prof. Dr. Zozilena Froz, o currículo ofertado pela habilitação é denso e atual e contribui também na formação dos estudantes que já têm um talento natural para as artes. "O currículo permite ao aluno que chega desenhando possa se transformar em um grande designer gráfico, por exemplo. O Curso oferece as condições teóricas e práticas para que o aluno saia com uma formação ideal", declarou. Sobre a nota máxima recebida pelo MEC, a Coordenadora destacou que é resultado do trabalho em equipe que envolveu a Administração Superior, professores e estudantes da UFPI. "Essa equipe foi um arsenal de pessoas de boa vontade que se uniram para dar condições para essa avaliação, é o sucesso de uma equipe da Universidade. A UFPI é uma potência e temos que nos orgulhar dela", disse.

O Chefe do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, Prof. Dr. Odailton Aragão, destacou os avanços do curso nos últimos anos, como a melhoraria dos laboratórios, construção da galeria de artes, contratação de professores e compra de equipamentos que contribuíram para a avaliação positiva. "Essa é uma vitória do Departamento, da Coordenação, é uma luta em conjunto para melhorar o curso. Estamos em festa, para nós é um sonho, é o resultado final e a comprovação da nossa luta que deu certo e vamos tentar melhorar mais ainda", declarou.

Criado em 1977 com o nome de Licenciatura em Educação Artística, o curso foi transformado em Licenciatura Plena em Artes Visuais em 2010. O Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, destacou que a importância do Curso está na qualificação e na inserção dos profissionais no mercado de trabalho. "É uma referência no Meio Norte brasileiro e de suma importância para a formação de professores para a educação básica, uma das áreas mais carentes de professores. Para a UFPI, além de formar profissionais nessa área, também temos uma grande quantidade de atividades de extensão desenvolvidas pelo pessoal da área de artes. Com essa nota máxima do MEC, estamos de parabéns, isso mostra o trabalho da equipe, da coordenação, dos professores, de todos do Centro de Ciências da Educação que trabalhou e trabalha em prol dessa causa".

Licenciatura Plena em Artes Visuais

O Curso de Artes Visuais forma professores artistas com capacidade de atuarem no ensino básico, médio e superior, e fornece subsídios para atuação em áreas como: comunicação visual, designer gráfico, animação, ilustração e outras. A licenciatura aborda as linguagens do desenho, pintura, escultura, cinema, gravura, poéticas visuais, programação visual e computação gráfica.

Os campos do saber envolvidos são do patrimônio material e imaterial, estética e filosofia da arte, história da arte mundial, história da arte no Brasil, arte e meio ambiente. A abordagem pedagógica é feita a partir da didática, libras, legislação, filosofia da educação, história da educação, sociologia da educação, psicologia da educação e estágios. A cada semestre são ofertadas 40 vagas para o curso.