Reitor participa de regulamentação de fundo estadual para pesquisa

02/06/2015 10:36

Na noite de ontem (01), o Governador Wellington Dias (PT) realizou a assinatura do decreto que regulamenta o Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico-científico do Estado do Piauí (Fundes) e autorizou o lançamento de editais. O evento, que aconteceu no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), representa um marco para o fomento da pesquisa no nosso estado.

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou da solenidade e reafirmou o compromisso da Universidade em contribuir para o processo de transformar o Piauí em um centro de referência da pesquisa nacional e internacional. "É um prazer imenso estar aqui como Reitor da UFPI testemunhando esta solenidade de assinatura desses editais e de convênios que resultarão em recursos a serem investidos em pesquisas do estado do Piauí. A Fundação de Amparo à Pesquisa é de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa em qualquer estado. Tenho certeza que com o apoio que o Governo do Estado tem demonstrado à nossa Fundação, que será crescente ao longo dos anos, teremos uma Fundação que será um orgulho para os pesquisadores do Piauí", declarou.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes enfatiza apoio da UFPI à pesquisa no Piauí

Na ocasião, o Governador Wellington Dias ressaltou a importância do incentivo à pesquisa no estado. "Estamos aqui lançando R$ 3.770.000,00, em um edital que nós temos participação com o Governo Federal, através do CNPq. Com este valor, somado aos demais editais em andamento, temos um investimento de R$ 13 milhões para a pesquisa este ano. Esta iniciativa dará oportunidade a pesquisadores e proporcionará inovação. Com isso, poderemos abrir caminhos para o desenvolvimento do Piauí", afirmou.

Governador Wellington Dias durante solenidade

Para o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, o decreto assinado irá alavancar a captação de recursos essenciais para serem investidos nas pesquisas. "O decreto que o Governador assinou regulamentando a lei de criação do Fundes é de fundamental importância para alavancar a captação de recursos para mais pesquisas, para mais parcerias com o setor produtivo e academias. Acredito que esse é o pontapé inicial para que nós possamos ter mais editais, bem como pesquisa, ciência, tecnologia e inovação", destacou.

Presidente da Fapepi, Francisco Guedes

A solenidade contou ainda com a presença da Vice-Governadora, Margarete Coelho; da Vice-Reitora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Bárbara Melo; do Presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, dentre outras autoridades.