Palestra discute Psicologia do Esporte para Estudantes de Educação Física

01/06/2015 12:56

Com o objetivo de promover a discussão da motivação do atleta, e do rendimento escolar, aconteceu na manhã desta segunda-feira (01), a palestra sobre "Psicologia do Esporte", ministrada pelo Prof. Dr. Franco Noce, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O debate que teve como público-alvo, os estudantes do Curso de Educação Física, foi realizado no auditório do Setor de Esportes.

Para o Prof. Dr. Franco Noce, a oportunidade foi um momento para aproximar os alunos da Psicologia do Esporte. "Foi uma palestra para introduzir esta ciência, destacando os aspectos cognitivos, comportamentais e sociais, que são inerentes ao ambiente esportivo. O componente psicológico faz parte de um rol de possibilidades que vão influenciar o rendimento esportivo de um atleta, apesar de que a Psicologia do Esporte, não é voltada apenas ao atleta, mas ela também abrange outras áreas como questões que envolvem o rendimento escolar, saúde, e outras possibilidades", comentou.

Palestrante Prof. Dr. Franco Noce

A Psicologia do Esporte constitui uma ciência recente, e como representa um amplo leque de discussões, ela também estuda o rendimento nas aulas de Educação Física de crianças e adolescentes. "Esta Ciência vai trabalhar em cima do comportamento e do psicológico da criança. Têm meninos que são mais interativos, outros que são mais calmos. Então, a partir da Psicologia do Esporte, é mostrado ao professor as maneiras como ele vai lidar com essas crianças", acrescentou a Professora Vânia Orsano, do Departamento de Educação Física.

Professora Vânia Orsano

Por parte dos alunos a palestra foi bem recebida, pois possibilitou a realização de um debate em meio à rotina de aulas. "Para nós é essencial saber como tratar com o psicológico do atleta, ou então, da criança. Como nós estamos lidando com pessoas, é preciso saber quais os artifícios para motivá-las, e localizar os problemas que interferem no rendimento das atividades físicas", acrescentou o estudante do Curso de Educação Física, Ronyele Mesquita.

Palestra aconteceu no auditório do Setor de Esportes

A ideia de trazer a discussão, para a UFPI partiu do Prof. Dr. Marcos Antônio Pereira, após viagem a Minas Gerais. "A proposta surgiu há dois meses, quando fizemos uma visita técnica à UFMG, e lá conversando com o Professor Franco, nós conhecemos o laboratório de Psicologia do Esporte. Este laboratório permite conhecer as queixas do atleta, acompanhar o rendimento, e verificar mecanismos para estimular a potencialidade do mesmo. Então, a nossa ideia é de realizar uma parceria formal, para poder programar um laboratório deste segmento na instituição, ofertando o devido suporte aos atletas piauienses", ressaltou.

Prof. Dr. Marcos Antônio Pereira teve a ideia de trazer a discussão sobre Psicologia do Esporte