HU-UFPI promove I Jornada de Ortopedia e Traumatologia

01/06/2015 10:32

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa, realizou, nos dias 29 e 30 de maio, a I Jornada de Ortopedia e Traumatologia do HU-UFPI. Participaram do evento, que ocorreu no auditório do hospital, ortopedistas, residentes em Ortopedia e estudantes de graduação de cursos da área de saúde.

Em palestras e mesas-redondas, foram discutidos temas como osteoporose, artrose, traumatologia ortopédica, ressonância magnética, lesões no esporte, tumores ósseos e ortopedia infantil.

Durante a abertura do evento, a Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Dra. Marta Alves Rosal, destacou que a jornada é "um incentivo à inserção do estudante e do profissional no meio científico, conscientizando-o acerca da importância de sua atualização por meio da discussão de resultados oriundos de pesquisas científicas e estudos de casos".

Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Dra. Marta Alves Rosal,  durante a abertura do evento

De acordo com o Dr. Marcelo Barbosa, Supervisor da Residência Médica em Ortopedia e Chefe do Serviço de Ortopedia do HU-UFPI, a I Jornada de Ortopedia e Traumatologia teve dois objetivos básicos. "Nos centramos em divulgar o Serviço de Ortopedia do HU e em proporcionar a troca de experiências entre profissionais e estudiosos da área, discutindo tratamentos recentes e inovadores em Ortopedia e Traumatologia", afirmou o Dr. Marcelo Barbosa.

Dr. Marcelo Barbosa afirmou que o evento proporcionou a discussão de tratamentos recentes e inovadores

Uma das preocupações do evento foi propiciar a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, o que ficou evidente em diversos momentos, dentre os quais a apresentação da tese de doutorado intitulada "Avaliação funcional e histomorfométrica da lesão de nevo mediano em ratos Wister", de autoria do Prof. Dr. Osvaldo Mendes.

A Dra. Marta Alves Rosal ressaltou a natureza de hospital escola que deve orientar as ações de todos que fazem o HU-UFPI. "Desempenhamos um papel fundamental na formação de profissionais que atuarão na área de saúde no Piauí e em outros estados. Essa vocação do Hospital Universitário da UFPI direciona nossas ações na Gerência de Ensino e Pesquisa e nos impulsiona à promoção de eventos científicos que contribuam para que daqui saiam profissional preparados e aptos ao exercício profissional", disse Marta Rosal.

Profissionais da área de Ortopedia e Reumatologia, a exemplo dos médicos Dr. Alexandry Dias, Dr. Eduardo Bruno Martins, Dr. Jório Neiva, Dr. Eid Gonçalves Coelho, Dr. Gerardo Mesquita e Dra. Maria das Graças Barbosa, participaram do evento expondo temas relacionados à sua atuação profissional no HU-UFPI.

O ortopedista Dr. Alexandry Dias ministrou palestra com o tema "Cirurgia minimamente invasiva em coluna vertebral"

Confira mais fotos do evento:

Dr. Marcelo Barbosa, Chefe do Serviço de Ortopedia do HU-UFPI, médicos ortopedistas e residentes em Ortopedia

Evento permitiu integração entre ensino, pesquisa e prática profissional