LAGO/UFPI recebe o Prof. Dr. René Rodrigues da UERJ/Petrobras

14/05/2015 10:05

Em visita ao Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGO), da Universidade Federal do Piauí, o Prof. Dr. René Rodrigues, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/Petrobras) ministrou a palestra "Petróleo: Presente e futuro - Novas fronteiras exploratórias" e o minicurso sobre geologia do Petróleo e Bacia Sedimentar do Parnaíba, integrando a programação da Semana de Geoquímica Orgânica, realizada no período de 11 a 15 de maio.

Segundo o Prof. Dr. Sidney Lima, Coordenador do LAGO, o Prof. Dr. René Rodrigues realizou em seu doutoramento um estudo sobre a bacia do Parnaíba, por isso a ideia de convidá-lo para participar da Semana. "O professor René Rodrigues fez seu doutoramento com a bacia do Parnaíba, portanto, ele conhece bastante essa bacia e o nosso objetivo foi trazer um pouco desse conhecimento. Depois da palestra e do minicurso, levaremos os alunos pra um trabalho de campo, para que conheçam os tipos de rochas que o nosso estado tem, e possam diferenciar as rochas sedimentares e o potencial que elas possuem de gerar hidrocarbonetos", explicou o professor.

Prof. Sidney Lima, Coordenador do LAGO

De acordo com o Prof. Sidney Lima, a UFPI possui atualmente um dos laboratórios mais equipados do nordeste, trabalhando com fósseis químicos, biomarcadores. "Hoje, sem o apoio da Administração Superior da UFPI não conseguiríamos fazer o laboratório funcionar. Recebemos da Reitoria todo esse suporte, inclusive o Reitor faz parte do nosso grupo, ele é um dos pesquisadores do Laboratório de Geoquímica Orgânica. O primeiro projeto de infraestrutura foi escrito e desenvolvido por ele, que também fez seu doutoramento na área de geoquímica orgânica", afirmou.

Prof. Dr. René Rodrigues

O Prof. Dr. René Rodrigues informou que parcerias estão sendo discutidas, visando assim, o desenvolvimento de projetos futuros. "Conheci o Prof. Sidney Lima em um congresso realizado em Búzios. Na ocasião ele me fez o convite para participar deste evento, ministrando a palestra, o minicurso e a visita de campo. Agora nós estamos estabelecendo uma parceria, discutindo projetos em conjunto, porque o laboratório daqui é em certos aspectos semelhantes ao nosso, mas não é igual, o da UFPI é mais completo em uma parte e o nosso é mais completo em outra, então eles se complementam. Outro aspecto importante é que os pesquisadores daqui são químicos, e os nossos são geólogos. Acredito que essa mistura de conhecimentos será muito útil", disse.

Durante realização da palestra no LAGO

O professor René Rodrigues é doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atuou como geólogo na Petrobrás, entre 1962 e 2001, e como professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 2002 e 2007. Trabalhou por dez anos na região amazônica em campo e como responsável pelo laboratório de Sedimentologia. Em 1971, época de construção do Cenpes, foi para o Rio de Janeiro implantar a área de Geoquímica. Em 1998, implantou o laboratório de estratigrafia química, onde trabalhou até a aposentadoria, em 2001. Atualmente, exerce a função de Pesquisador Visitante junto ao Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH17), Convênio ANP/UERJ, desde 2008. Tem experiência na área de Geologia de Petróleo, com ênfase em geoquímica orgânica para petróleo, estratigrafia química e Análise de Bacias.