Reitor participa de posse do novo presidente da Capes

11/05/2015 11:13

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou, na última quinta-feira (07), da cerimônia de posse e transmissão de cargo do novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Afonso Nobre, realizada no edifício-sede da agência em Brasília.

Novo presidente da Capes, Carlos Afonso Nobre

Em seu discurso, o novo presidente celebrou a história da fundação, apontando os desafios futuros, com ênfase na internacionalização, interdisciplinaridade e institucionalização. "Daremos continuidade ao modelo Capes que une avaliação e fomento e, há quase 40 anos, é o segredo de sucesso dessa instituição e do avanço da pós-graduação no país", afirmou.

Carlos Nobre destacou ainda que, o diálogo constante com a comunidade científica será um dos eixos primordiais da sua gestão. "Não tenho ideias fechadas para a gestão da Capes. Vou ouvir constantemente a comunidade acadêmica, assim como servidores da casa e todos os parceiros institucionais. Também estou aqui para aprender", disse.

Solenidade de posse do novo presidente da Capes

Quanto à pós-graduação brasileira, Nobre ressaltou que irá manter o foco em problemas estratégicos. "Devemos atuar interdisciplinarmente sobre temas que são déficits históricos do país, como o Semiárido, a Amazônia e mesmo saneamento básico da população brasileira. E também questões urgentes do presente como desenvolvimento metropolitano".

Durante a cerimônia, o ex-presidente Jorge Almeida Guimarães, que esteve à frente da agência por 11 anos, foi homenageado. "A Capes é matriz formadora de criação de sementes multiplicadoras", definiu o professor em seu último discurso como presidente.

Fonte: Portal da Capes