Programa Expedições da TV Brasil entrevista professores da UFPI

07/05/2015 09:43

Equipe da TV Brasil durante a gravação do Programa Expedições.

A Universidade Federal do Piauí recebeu a equipe de reportagem do programa Expedições, exibido pela TV Brasil. Com estreia prevista para o segundo semestre, o primeiro programa da temporada será o Expedições: Sete cidades. Para a edição do programa, os repórteres visitaram o Centro de Ciências da Natureza (CCN), e entrevistaram a Profª. Drª. Maria Conceição Lage e o Prof. Dr. Antonio Alberto Jorge Castro para saber as peculiaridades do Parque Nacional de Sete cidades.

Professora Dr. Conceição Lage

Com doutorado em Arqueologia, Antropologia e Etnologia, e estudos com ênfase em Arqueometria e Conservação de Arte Rupestre, a professora Maria Conceição Lage foi a primeira a ser entrevistada. Lage explicou sobre os pigmentos pré-históricos e intervenção de conservação dos sítios arqueológicos localizado no Parque Nacional Sete Cidades e comentou sobre a importância da divulgação do Parque no programa de TV. "O Piauí é rico em patrimônio arqueológico que está sendo estudado na graduação, mestrado e grupos de estudos. Ao mostrar essa riqueza, podemos conseguir o desenvolvimento para esse Estado", afirma.

Professor Dr. Antonio Alberto Jorge Castro, doutor em Biologia Vegetal

Durante a gravação do programa, o outro entrevistado, o professor Antonio Alberto Jorge Castro, doutor em Biologia Vegetal, conversou com a equipe do Expedições sobre a Biodiversidade do Cerrado predominante na área do Parque de Sete Cidades. "A vegetação da parte setentrional do Piauí é diferenciada em relação à vegetação brasileira. Especialmente na região norte do Estado, concentra-se o maior foco de transição do Cerrado, que recebe influência da amazônia, da caatinga e dos cerrados do planalto central. E o Parque Nacional é a única unidade e proteção integral dessa região", explica.

Programa Expedições

Professor Dr. Alberto Jorge durante a gravação do Programa Expedições.

O Expedições é uma série de documentários de 30 minutos de duração formatados para televisão com o objetivo de conquistar os lugares mais especiais do Brasil abordando as populações, costumes, cultura, meio ambiente, história e antropologia. Ao longo dos 20 anos de atuação, o programa contemplou várias unidades de conservação. E na próxima temporada que vai ao ar no segundo semestre serão exibidos 32 programas que exploraram as belezas das regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste do país. "O programa Expedições tenta ao máximo mostrar o conhecimento pelo Brasil inteiro. Ele acaba sendo um programa de pesquisas que concilia conhecimento e, claro, um pouco de aventura e beleza", comentou o diretor do programa, Lucas Saldanha.

O Parque Nacional de Sete Cidades

Foto Programa bioTEN (Programa de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste).

O Parque Nacional de Sete Cidades é uma das áreas focais do Projeto "Alvos de Biodiversidade (Espécies e Ecossistemas) nas Áreas Setentrionais e Meridionais do Piauí: Cerrados Marginais, Complexo Vegetacional de Campo Maior, Florestas Estacionais de Transição e Ecótonos", do Departamento de Biologia/CCN/UFPI, através do Programa bioTEN (Programa de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste).

O Parque Nacional de Sete Cidades foi criado em 1961, para dar proteção aos monumentos geológicos, ao patrimônio arqueológico, a vegetação típica de transição entre os ecossistemas do Cerrado e da Caatinga com representantes da fauna e flora adaptados à região. Está localizado ao norte do estado do Piauí, com área de 6.221 ha. fica a 206 km de Teresina. O acesso ao Parque pode ser feito pela BR 343 ou pela BR 222. O clima é tropical, com temperatura média de 25º C, sendo o período mais seco entre junho e dezembro.

Confira o vídeo: