UFPI sorteia tablet para participantes de pesquisa

13/04/2015 13:58

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Vice-Reitora Nadir Nogueira, Pró-Reitora Cristiane Torres, servidores da UFPI e participantes de pesquisa sobre perfil de estudantes das Universidades Federais

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realizou na última quinta- feira (9), o sorteio de um tablet aos estudantes que participaram da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Universidades Federais. O evento foi realizado no Salão Nobre da Reitoria. Concorreram ao tablet apenas os alunos que preencheram o questionário disponibilizado no endereço <www.perfil.ufu.br> no período de 18/11/14 a 31/01/15. A iniciativa tomada pela Administração Superior visou estimular a participação dos estudantes. A ganhadora foi Leillany Raquel da Conceição dos Santos.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes - Reitor da UFPI

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou o interesse da Administração Superior em uma gestão compartilhada e participativa contando com os diversos segmentos da Universidade. "Inclusive para auxiliar no direcionamento de investimentos que visam melhorar ainda mais as condições oferecidas aos estudantes da UFPI", enfatizou.

A Vice- Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, parabenizou a adesão dos estudantes de graduação presencial que contribuem para que a Administração Superior possa elencar pontos que podem ser melhorados quanto a Assistência Estudantil oferecida à comunidade acadêmica.
Os dados serão utilizados para a identificação do perfil socioeconômico dos estudantes universitários das Universidades e Institutos Federais.

Profª. Dra. Cristiane Torres - Pró-Reitora  da PRAEC

Para a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres, destacou o empenho da PRAEC em contribuir com a elaboração do perfil brasileiro. Também ressaltou a importância de uma avaliação dos dados para a UFPI. "Também em âmbito local, pois os indicadores irão contribuir para a elaboração de um perfil local que auxiliará na implementação de ações, por parte da PRAEC", afirmou.
A solenidade contou com a participação da Coordenadora de Estágio Obrigatório, Prof.ª Dr.ª Rosália Brandim, que representou a Pró-Reitoria de Graduação e estudantes que veem a pesquisa como um instrumento importante. Segundo o Diretor de Assistência Estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Merval Pedro, "a pesquisa será importante para que o DCE possa colaborar cada vez mais com as atividades desenvolvidas pela PRAEC", disse.
Sobre a pesquisa
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Comunitária e Estudantil (Fonaprace) iniciaram no dia 18 de novembro de 2014 a nova pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. A pesquisa seguiu até o dia 31 de janeiro e coletará dados que servirão de subsídio para políticas públicas e trarão um diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades, quatro anos após a última pesquisa feita e a vigência da Lei de Cotas.