Abertura do II Encontro Estratégico de Ciências Farmacêuticas

10/04/2015 09:48

O II Encontro Estratégico de Ciências Farmacêuticas teve início na última quinta-feira (09) e segue até o próximo sábado (11) com uma vasta programação e a participação de pesquisadores de outros estados do Brasil e de outros países, como Chile, Peru, Portugal, Argentina e Bangladesh. O evento acontece concomitantemente com o II Seminário Ibero Americano P e D de Medicamentos e o I Simpósio Internacional de Farmácia Clínica.

A solenidade de abertura do Encontro, que aconteceu na noite de ontem (09), no Hotel Blue Tree Towers, contou com a realização de duas conferências. Foram convidados para compor a mesa de abertura, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Helder Nunes; Vice-Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes; Presidente da Comissão Científica, Dr.ª Hilris Rocha; Diretor e Secretário-Geral do Conselho Federal de Farmácia, José Vilmore; Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, Osvaldo Bonfim de Carvalho; e o estudante Antônio Gomes Luis Júnior, representando os discentes.

Reitor José Arimatéia discursa durante evento

O Reitor da UFPI, que também é farmacêutico, foi convidado para ser o Presidente de Honra da solenidade e destacou a importância do evento para a formação dos estudantes. "A Administração Superior da UFPI tem apoiado todos os eventos que dão essa oportunidade para os nossos estudantes e professores terem intercâmbio com profissionais e pesquisadores de outras instituições, de outros estados e de outros países. É muito importante, principalmente, para complementar a formação dos estudantes, será um diferencial na formação de todos que estarão aqui participando desse evento", frisou.

Para a Vice-Reitora Nadir Nogueira, a realização do evento revela que a Instituição já tem uma infraestrutura em pesquisa, massa crítica e bons pesquisadores. "Esse evento mostra que a UFPI tem grupos de pesquisa fortes, como é o caso do de Farmacologia e de Ciências Farmacêuticas, mostra a plataforma de pesquisa que a Universidade hoje disponibiliza para esses pesquisadores e a produção do conhecimento, porque receberemos informações geradas em outras instituições, mas também teremos palestrantes da Universidade que participarão de mesas e conferências no evento", lembrou.

Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação Helder Nunes, o evento retrata a qualidade do programa. "Além disso, traz conhecimento de última geração dos grupos de pesquisa internacionais que participam do evento, congrega a comunidade da área, os alunos se engajam nas palestras e projetos de pesquisa e é relevante para a avaliação do programa junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)".

Pró-Reitor de Pós-Graduação Helder Nunes

A Conferência Magna foi proferida pelo Prof. Dr. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos, que discorreu sobre os medicamentos do futuro para vencer as doenças crônicas não transmissíveis. "Achei prudente fazer uma apresentação traçando um paralelo do que foi o século XX, quais teriam sido as grandes marcas e grandes invenções farmacêuticas e como estamos vivendo o início do século XXI. Nós ainda não sabemos como cuidar das doenças crônicas não transmissíveis de forma eficiente", explicou.

Prof. Dr. Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro

A outra conferência teve como tema "Pós-Graduação na área de Farmácia" e foi proferida pelo Prof. Dr. Armando da Silva Cunha Júnior, coordenador da área de Farmácia da CAPES. Ele destacou que nos últimos dez anos houve um crescimento de 330% no número de programas e hoje são 62 pós-graduações na área de Farmácia no país. "Essa expansão significa o avanço da qualificação da formação no Brasil. É a conclusão de anos de trabalho e esforços dos programas que enviaram estudantes para fora do país e aqueles que iniciaram nas décadas de 1980 e 1990 que hoje conseguiram ter uma massa crítica suficiente para permitir essa expansão do sistema em todas as regiões do país", esclareceu.

Prof. Dr. Armando da Silva Cunha Júnior

O Vice-Presidente da Comissão Organizadora do Evento, Lívio César Cunha Nunes, avaliou a abertura como positiva. "Estou muito contente, tivemos uma presença maciça de estudantes e as maiores autoridades da área farmacêutica estiveram presentes. Temos mais é que agradecer e fazer votos que esses três dias sejam de muito crescimento profissional e científico", comemorou.

A Comissão Científica recebeu mais de 300 trabalhos para serem apresentados no evento. "Os trabalhos científicos são de diversas áreas que concretizam e unem as ciências básicas com as ciências específicas mais relacionadas com a área farmacêutica", destacou a presidente da Comissão Científica Hilris Rocha.

Mais informações sobre o evento e a programação completa no site: www.lapnex.com.br

Confira mais fotos do evento: