Doutorado em Química da UFPI é o primeiro do Piauí

07/04/2015 10:46

Nesta sexta-feira (10) será realizada a aula inaugural do Doutorado em Química. A proposta de criação do programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi aprovada em dezembro de 2014, sendo o primeiro do estado nessa área.

Prof. Dr. Welter Cantanhêde

O coordenador da proposta de criação, Prof. Dr. Welter Cantanhêde, destacou que o processo para implantação foi bem consolidado. "O Mestrado foi iniciado em 1999, desde lá foram feitos diversos esforços para que pudéssemos almejar o doutorado e, para isso, precisamos ter um melhor corpo docente qualificado, com mais doutores, aumentar as linhas de pesquisa e, além disso, aumentar a quantidade de laboratórios que dão suporte às pesquisas dentro do programa. Todo esse avanço foi lento, mas bem consolidado até chegar nessa proposta que submetemos à apreciação das propostas de cursos novos", frisou.

A aula inaugural do programa terá início às 18h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), com a palestra do Prof. Dr. Douglas Wagner Franco, da Universidade de São Paulo (USP). O pesquisador Douglas Wagner Franco é professor titular da USP, na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica. "O professor Douglas Wagner contribuiu muito com o avanço das pesquisas no Piauí orientando diversos doutores e mestres no Estado. O Colegiado entendeu que é uma forma de reconhecer a importância que ele tem para a área de Química no Brasil e em especial no Piauí. Ele vai focar sua apresentação na discussão sobre aspectos da Pós-Graduação. Julgamos que vai ser uma aula muito interessante sobre todos os aspectos", informou Welter Cantanhêde.

Prof.ª Dr.ª Carla Verônica Rodarte de Moura.

O Doutorado em Química tem oito linhas de pesquisa e ofertou 12 vagas na primeira seleção. A coordenação do programa será feita pela Prof.ª Dr.ª Carla Verônica Rodarte de Moura. Segundo ela, a implantação do doutorado reflete os avanços da Universidade nessa área. "Desde que o Mestrado de Química foi implantado aqui na UFPI, tentamos todo ano melhorar nossas condições para pleitearmos o doutorado e dessa vez conseguimos. Ficamos muito felizes. Temos hoje condições de orientar alunos a nível de doutorado e nossos laboratórios já tem uma infraestrutura adequada para o início do programa. Estamos esperando que tudo dê certo", disse.

Mais informações sobre o programa podem ser vistas na página do PPGQ.