07 de abril: Dia do Jornalista

07/04/2015 09:01

A arte de transcrever a sensibilidade ao papel e captar a emoção com o auxílio das lentes de uma câmera fazem parte da atividade do jornalista. Os profissionais da mídia têm a responsabilidade de apurar e checar os acontecimentos, distribuindo as informações pelos mais diferentes veículos de comunicação: televisão, rádio, internet e impressos. O Jornalismo é um exercício de cunho social, ou seja, defende os direitos da sociedade.

O dia 07 de abril foi escolhido como Dia do Jornalista por uma determinação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A data é uma homenagem ao jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, que lutou pelo fim da monarquia portuguesa e a independência do Brasil.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece o Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, desde o ano de 1984. O Curso é considerado tradição no Piauí e já formou profissionais que exercem o ofício em todos veículos midiáticos.

Parabéns a todos os Jornalistas!