Reitor da UFPI recebe participantes de programas de intercâmbio

01/04/2015 16:04

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu nesta quarta-feira (01), no Salão Nobre da Reitoria, comitiva formada pela Assessora Internacional, Prof.ª Dr.ª Beatriz Gama, e por participantes de programas de intercâmbio na instituição de ensino. "Oferecer a oportunidade a estudantes do estado de conviver com pessoas de outros países, conhecendo a cultura deles e também levando o nome da UFPI para outros locais do mundo é uma das missões da Universidade, por meio da  internacionalização", destacou o Reitor.

Reitor da UFPI destaca a importância da internacionalização

Participaram do encontro estudantes e profissionais de três programas de intercâmbio que são realizados entre a universidade brasileira e instituições de ensino da Colômbia e de países americanos.

A americana Laura Botero, formada nos cursos de Ciência Politica e Estudos Brasileiros, ressalta a importância de auxiliar em aulas que irão oferecer uma visão mais ampla da língua inglesa para ampliar os  conhecimentos de estudantes da Universidade Federal do Piauí.

Laura Botero, professora assistente de língua inglesa

Atualmente, quatro profissionais participam do programa Capes/Fulbright realizado por meio de parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão para intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil, Fulbright. Já é o quinto ano que existe o acordo, onde profissionais graduados atuam como professores assistentes no Inglês sem Fronteiras.

A estudante de Comunicação Social, Maria José Niembles, participa das atividades acadêmicas do curso por meio do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia- BRACOL.  Onde também são disponibilizadas vagas em universidades da Colômbia e tem como objetivo geral contribuir, por meio do intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e colombianas, e incrementar a qualidade da formação dos alunos das instituições de ensino participantes. Os alunos selecionados realizarão o intercâmbio no primeiro semestre de 2015. "O idioma é um ponto bem importante para ampliar o meu conhecimento, assim como a cultura. Os professores e estudantes têm sido bastante receptivos e tenho aprendido bastante. Conhecimentos que levarei para a Colômbia", disse a universitária.

Maria José Niembles, estudante de Comunicação Social

O Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia - BRACOL (1ª edição) disponibiliza vagas em universidades da Colômbia e tem como objetivo geral contribuir, através do intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e colombianas, para a qualidade da formação dos alunos das instituições de ensino participantes. A UFPI recebe três alunos de graduação neste primeiro semestre de 2015, e oito estudantes da Instituição foram estudar o período letivo em universidades colombianas.

Luis Michel Nolasco, aluno do mestrado em Alimentos e Nutrição da UFPI

O mestrando em Alimentos e Nutrição, Luis Michel Nolasco, veio do México para participar do Programa de Pós-Graduação da UFPI. Durante as atividades irá concentrar os estudos no valor nutricional do feijão, que é um alimento base da alimentação brasileira. Pretende levar os conhecimentos para inserir o alimento na dieta mexicana. Dois participantes integram o Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC OEA/GCUB), que é uma iniciativa conjunta da Secretaria-Geral da Organização de Estados Americanos (SG/OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tendo em vista a internacionalização da formação pós-graduada de estudantes com nacionalidade e/ou residência nos Estados membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), com exceção do Brasil.