Professores do curso de Engenharia Elétrica lançam livro

31/03/2015 09:07

Os docentes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa e Prof. Dr. Otacílio Almeida, juntamente com o Prof. Dr. Arthur Braga (UFC), lançaram o livro intitulado "Diagnóstico de falhas em transformadores - Análise dos gases dissolvidos a partir das propriedades físico-químicas".

O livro versa sobre o diagnóstico de falhas incipientes em transformadores que está diretamente relacionado à avaliação das condições do sistema de isolamento deste tipo de equipamento. O estudo publicado no livro aborda a relação entre os gases dissolvidos no óleo e a qualidade do óleo mineral isolante utilizado em transformadores de potência. As Redes Neurais Artificiais são utilizadas na abordagem da avaliação das condições operacionais do óleo isolante e do sistema de isolamento de um transformador utilizando os dados das análises físico-químicas e cromatográficas (Análise de Gás Dissolvido).

Segundo o Prof. Dr. Fábio Rocha, o livro propõe um método que pode ser usado para extrair informações cromatográficas usando as análises físico-químicas através de Redes Neurais Artificiais. As análises atuais das propriedades físico-químicas fornecem apenas diagnóstico do estado do óleo, o que não permite o diagnóstico de falhas incipientes. Acredita-se que as concessionárias de energia podem melhorar a confiabilidade na previsão de falhas incipientes a um custo menor com este método, uma vez que apenas um ensaio é necessário. Os resultados mostraram que esta estratégia é promissora.

Fábio Rocha Barbosa

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí e Chefe do Laboratório de Eficiência Energética. Tem experiência em pesquisas de Inteligência Computacional aplicada a Engenharia Elétrica e Conservação e Uso Eficiente de Energia. Atua principalmente nos seguintes temas: Eficiência energética, inteligência computacional, transformadores de potência, máquinas elétricas e automação industrial.

Otacílio da Mota Almeida

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladores industriais, controladores pid, controle de processos, transformadores de potência e controladores preditivo.

Arthur Plínio Braga

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Engenharia Elétrica [São Carlos] pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo/São Carlos - USP/SC (2005) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo/São Carlos - USP/SC (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Redes Neurais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem por reforço, agente autônomo, redes neurais, inteligência artificial, Mapas auto-organizáveis.