UFPI sedia o I Fórum de Pesquisa sobre Envelhecimento e Violência

26/03/2015 09:56

O "I Fórum de Pesquisa: Envelhecimento, Saúde, Mulher, Gênero e Violência" está sendo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e pelo Departamento do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem por objetivo discutir a problemática da saúde com destaque no processo de envelhecimento e o enfrentamento da violência à pessoa idosa.

A abertura foi realizada no Cine Teatro da UFPI, com a Conferência Magna "Pesquisa em Saúde: Envelhecimento, Gênero e Violência". O Fórum que segue até o dia 27 de março, com uma programação que envolve conferências, palestras e banca de defesa de dissertação do Mestrado em Enfermagem, conta com a participação da Prof.ª Dr.ª Maria Cecília de Sousa Minayo (Editora Científica da Revista Ciências & Saúde Coletiva), que ministrará a palestra "A importância da Pesquisa Qualitativa - Análise e Discussão Temática dos Dados".

Na ocasião, a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destacou a importância da realização do evento, parabenizou os organizadores pela escolha do tema a ser debatido e frisou a honra que é para Instituição receber a Prof.ª Dr.ª Maria Cecília de Sousa Minayo. "Primeiramente, parabenizo a iniciativa em se trabalhar um tema bastante relevante e atual, que aborda o envelhecimento com saúde e questões ligadas à violência, e principalmente, por oportunizar a vinda da professora Maria Cecília Minayo, que muito tem contribuído para a comunidade científica com seus ensinamentos e pesquisas. Serão dias de intensa troca de conhecimento", afirmou.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

A Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Figueiredo, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, saudou a todos os presentes e agradeceu a Prof.ª Maria Cecília Minayo por aceitar o convite para participar do evento. "Saúdo a todos os participantes do Fórum, e destaco a importância da presença da Prof.ª Minayo. Seus ensinamentos, pesquisa e adesão, são de extrema importância para a comunidade acadêmica. Somos privilegiados, pois nesses três dias seremos brindados com seus estudos sobre o tema", disse.

Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Figueiredo

Para a Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o evento possui uma programação de alto nível, e isso foi demonstrado pelo grande número de inscritos. "É uma grande honra presenciar a abertura desse evento, com uma programação de elevadíssima qualidade, que propõe uma discussão acerca de um tema bastante atual e que gera bastante interesse a todos", destacou.

Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz

A Prof.ª Dr.ª Maria Cecília de Sousa Minayo frisou o acolhimento que tem recebido desde a sua chegada. "Estou sendo muito bem acolhida aqui. Infelizmente o tempo é muito pouco para a troca de experiência das maravilhas que estão sendo realizadas na Instituição", avaliou.

Prof.ª Dr.ª Maria Cecília de Sousa Minayo

Confira a programação do evento.