Colégio Técnico de Floriano firma parceria com IF do Espírito Santo

19/03/2015 09:20

O Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) recebeu os professores Wilson Souza e Nilson Araújo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O objetivo da visita foi concretizar a parceria entre as duas unidades de ensino técnico para troca de conhecimento e tecnologia. "Esta parceria é importante por possibilitar um estágio futuro de nossos alunos naquela considerada Instituição, em áreas onde eles são referência, tais como piscicultura e bovinocultura leiteira", destacou o Diretor do CTF, professor Aroldo de Carvalho Reis.

Reunião com o Diretor do CTF Aroldo Reis, Médico veterinário do CTF João Mendes e os professores Nilson Araújo e Wilson Souza do IFES

Troca de Tecnologias

A visita serviu também para troca de material genético. Os professores do IFES trouxeram uma bezerra holandesa que foi doada ao CTF/UFPI. Segundo o médico veterinário do CTF/UFPI, João Mendes, essa doação é importante por se tratar de um animal geneticamente superior ao rebanho bovino mantido na Instituição piauiense. "Este animal será usado futuramente para a técnica de produção in vitro de embriões - PIV, através da qual serão aspirados os óvulos desta fêmea, produzidos embriões em laboratório e inovulados em nossas vacas, melhorando assim geneticamente o nosso rebanho", esclareceu.

Professores Nilson Araújo e Wilson Souza do IFES, João Mendes médico veterinário do CTF com a bezerra holandesa doada ao CTF.

O CTF/UFPI doou duzentas doses de sêmen ovino da raça Santa Inês para o IFES. Segundo o professor Nilson Araújo, a ovinocultura ainda é uma atividade em fase de implantação na Instituição capixaba. "O sêmen levado daqui será muito útil para o melhoramento genético do rebanho, bem como para o treinamento da técnica de inseminação artificial em ovinos, ainda pouco difundida na instituição", declarou.