UFPI recebe Exposição de Gravuras ITA-BRA.PEP

11/03/2015 14:24

Uma artista italiana com interesse em conhecer artistas brasileiros que também trabalhassem com a arte da gravura. Foi assim que a artista e pesquisadora Mimma Maspole conheceu a artista e professora da Universidade Federal do Piauí Iolanda Carvalho, que também coordena o Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí (NUGRAPPI). Mimma Maspoli desenvolve trabalhos em xilogravura e calcogravura e pesquisas em outras linguagens artísticas na Accademia Carrara di Bergamo, na Itália. A partir do contato foi formalizada uma parceria que resultou em um intercâmbio entre os artistas da UFPI, vinculados ao NUGRAPPI, e artistas italianos. A ITA-BRA.PEP surgiu com a finalidade de compartilhar e criar uma rede de artistas entre os dois países.

Professora Iolanda Carvalho

Segundo a professora Iolanda Carvalho, o intercâmbio contribui para a troca de conhecimentos sobre a área. "A nossa gravura é diferente da europeia, a brasileira é tosca, emblemática, mais lúdica e ingênua, a europeia é mais sofisticada e eles estão buscando essa linguagem da gravura brasileira, que é tão comum nas capas dos cordéis. Essas gravuras que são pura poesia, a poesia nordestina", declarou.

Ano passado, as duas artistas reuniram e trocaram obras de 20 artistas dos dois países. As obras foram expostas em duas galerias de artes na Itália. Agora é a vez da UFPI receber a exposição. No período de 23 a 28 de março as obras poderão ser apreciadas na Biblioteca Comunitária Carlos Castelo Branco. A abertura da Exposição de Gravuras ITA-BRA.PEP será às 15h, do dia 23.

Com mais de 40 anos de reconhecimento como gravadora e com obras expostas em diversos países, a professora Iolanda Carvalho disse que o sentimento em ver os trabalhos dos seus alunos conquistando outros públicos é diferente. "Sinto-me orgulhosa por poder contribuir para esse intercâmbio, é importante que a UFPI esteja com o nome agregado a esses alunos e que eles se sintam com a autoestima elevada. Estamos aqui no Piauí e saber que podemos crescer e alçar grandes voos, com a valorização da cultura local e a criação de uma linguagem visual local", destacou.

Visita ao NUGRAPPI

O Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí (NUGRAPPI) recebeu a visita da artista Mimma Maspole, nessa terça-feira (10). O NUGRAPPI foi criado em 2013 e essa foi a segunda vez que a artista esteve com o grupo.

Confira fotos da visita: