Colégio Técnico de Bom Jesus é referência na produção de silagem

05/03/2015 09:50

O Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se torna referência na produção de silagem na região sul do Piauí. A silagem consiste em um método de conservação para a alimentação de animais, vinculada à fermentação láctica da matéria vegetal. Pelo sétimo ano consecutivo, o Colégio Técnico desenvolve um projeto de alcance pedagógico e administrativo para a Instituição, pois alia as atividades de ensino à necessidade de produção de alimentos destinados ao rebanho animal.

Colégio Técnico de Bom Jesus é referência na produção de silagem no sul do Piauí

Em uma área de 1,78 hectares irrigadas por meio de um pivô central foram testadas duas variedades de milho híbrido o que rendeu aproximadamente 90 toneladas de volumoso, armazenado em sistema de silo de superfície. Este volumoso será de extrema importância para alimentação do rebanho bovino, ovino e caprino nos meses de seca mais intensa, que acontecem de agosto a dezembro.

A silagem consiste em um método de conservação para a alimentação de animais

Segundo o Professor Tetuca, o trabalho prático é de extrema importância para aplicar o conhecimento dos alunos. "Além de possibilitar o acesso dos nossos alunos ao conhecimento que vai desde o preparo da terra, plantio, adubação, corte e armazenamento da cultura, nós também estamos garantindo uma reserva alimentar para os animais da escola no período mais critico do ano", destacou.