Seminário de Planejamento Pedagógico teve início nesta terça-feira (03)

03/03/2015 11:20

Abertura do Seminário de Planejamento Pedagógico aconteceu no auditório Salomé Cabral

Na manhã desta terça-feira (03), teve início o Seminário de Planejamento Pedagógico. O evento promovido pelo Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), terá duração de dois dias, e será realizado no auditório Salomé Cabral no Centro de Ciências da Educação (CCE). A abertura aconteceu com a fonoaudióloga, Prof.ª Dr.ª Karine Medeiros, com a palestra Comunicação Oral na Docência Superior: "Uso da fala e da voz na sala de aula".

Prof.ª Dr.ª Hilda Mara Lopes, Chefe do Departamento em Métodos e Técnicas de Ensino

Segundo a Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Prof.ª Dr.ª Hilda Mara Lopes, a cada semestre se procura inovar com os debates selecionados para o Seminário. "Nós convidamos os professores de licenciaturas, como Física, Química, Biologia, entre outras, que fazem parte do nosso Departamento, para proporcionar uma discussão aos nossos docentes de como cuidar da voz, considerando este valioso recurso como instrumento do nosso trabalho", destacou.

Ministrante da palestra, Prof.ª Dr.ª Karine Medeiros

Para a ministrante da palestra, Prof.ª Dr.ª Karine Medeiros, o alunado da atualidade não é o mesmo de décadas atrás, e as conversas paralelas prejudicam a compreensão do conteúdo. "A missão que nós fonoaudiólogos temos, junto aos pedagogos, é trazer para o professor algumas dicas, como, por exemplo, não utilizar a voz de maneira muito grave ou aguda, pois ao longo do dia, ele ficará rouco. Neste sentido, o nosso objetivo é passar essas informações sobre comunicação aos docentes, prezando principalmente o aprendizado dos alunos", ressaltou.

Após a palestra, os professores vinculados ao DMTE se dirigirão às salas de aula para discutir o planejamento pedagógico do semestre 2015.1. A ação será realizada ao longo da tarde de hoje, e amanhã (04) acontecerá a Assembleia Departamental Extraordinária para homologação dos Planos de Curso deste período, com a intenção de socializar os projetos planejados para o então semestre.