Curso de Participação/Controle Social na Saúde Mental vai ofertar 50 vagas

03/03/2015 10:12

Terá início no mês de março, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o curso de extensão "Participação/Controle Social na Saúde Mental", voltado para pessoas com transtornos mentais e seus familiares, conselheiros de saúde e lideranças comunitárias. O curso vai ofertar 50 vagas e é uma promoção do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (CCHL-UFPI), Associação de Usuários, Familiares e Pessoas Interessadas na Causa da Saúde Mental (ÂNCORA), Gerência de Saúde Mental do Piauí e Escola de Governo do Piauí.

Segundo a coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Lúcia Cristina dos Santos Rosa, a atividade pretende reforçar a perspectiva de empoderamento das pessoas com transtornos mentais nas Políticas Públicas. "Culturalmente, ainda se tem a ideia de que elas são, a priori, perigosas e incapazes e queremos mostrar exatamente o contrário, que a pessoa que tem diagnóstico de transtorno mental faz parte de um público heterogêneo e com direitos como outra qualquer. Tem também a questão do estigma, assumir que tem transtorno mental é assumir que vai ser estigmatizado. Queremos desconstruir essa cultura, porque o lugar deles é participando das Políticas Públicas", declarou.

As aulas terão início no dia 27 de março, com previsão de término no dia 27 de junho. Os encontros ocorrerão uma vez por mês, nas sexta e sábados. A metodologia inclui aulas expositivas, mesas redondas, oficinas, rodas de conversa, apresentação e debates de filmes e documentários, entre outras ações. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Serviço Social CCHL - UFPI (Telefone: 3215-5784) ou na Secretaria da Gerência de Saúde Mental - SESAPI (Telefone: 3216-3562).

Confira a programação completa do curso aqui.