Hospital Universitário recebe novos residentes

02/03/2015 16:25

Na manhã desta segunda-feira (02), o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recepcionou, em solenidade realizada no auditório do hospital, 55 novos residentes, que ingressaram nos programas de Residência Médica, Multiprofissional em Saúde e em Cirurgia Buco-maxilo-facial, oferecidos pela Instituição. O evento faz parte de uma programação que se estende até sexta-feira, com palestras, mesas redondas e visitas a setores do HU.

Estiveram presentes na solenidade, o Reitor da UFPI, Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Superintendente do Hospital Universitário, Dr. José Miguel Luz Parente; a Gerente de Ensino e Pesquisa, Prof.ª Dr.ª Marta Alves Rosal; o Gerente de Atenção à Saúde, Dr. Élio Rodrigues da Silva; o Coordenador Executivo da Residência Médica, Dr. Gerardo Vasconcelos, além de professores, preceptores e outros profissionais da área de saúde que atuam no Hospital Universitário.

Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, observou a contribuição dos programas de residência. "O HU possui estrutura adequada para o funcionamento exitoso dos programas de residência e conta com recursos humanos qualificados, professores que estão contribuindo com a formação dos jovens médicos. Ganha a sociedade piauiense, que, em breve, receberá profissionais com sólida formação para atuar no mercado", afirmou o Reitor.

O Superintendente do Hospital Universitário, Dr. José Miguel Luz Parente, ressaltou a vocação do HU como hospital escola. "Como hospital de ensino, temos desenvolvido os programas de residências, desde março de 2014, de forma satisfatória. Ampliamos significativamente o número de residências e estamos contribuindo com a formação dos profissionais em diferentes áreas da saúde", pontuou o Superintendente.

Prof.ª Dra. Marta Rosal, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU

A Prof.ª Dr.ª Marta Rosal, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU, destacou a evolução dos programas de residência e a oferta de três novas residências médicas nas áreas de Cardiologia, Radiologia e Anestesiologia, até então não existentes no Piauí. "Evoluímos não apenas no que se refere a quantidade, mas também em qualidade. Oferecemos um hospital com estrutura e uma equipe de preceptores qualificados, diferenciada, o que permitirá aos profissionais que estamos recebendo uma formação de excelência. Somos centro de referência na formação de recursos humanos no Piauí", disse.

O médico Moaci Morais, que acaba de ingressar no Programa de Residência Médica em Radiologia, ressaltou sua expectativa positiva. "O Hospital Universitário está em visível crescimento, tem excelente corpo clínico e preceptores comprometidos com a formação de seus residentes. Tudo isto favorece o êxito do programa de residência. Minha expectativa é a melhor possível", observa Moaci.

Recepção dos novos residentes

O HU oferece, na atualidade, o Programa de Residências Médicas incluindo 12 especialidades, como Ortopedia, Oftalmologia, Dermatologia, Cardiologia, Anestesiologia e Radiologia. Dispõe, ainda, de Residência Multiprofissional em Saúde, abrangendo as áreas de nutrição, enfermagem e farmácia, além da Residência em Buco-maxilo-facial.