Oeiras: projeto utiliza energia solar para bombeamento de água

09/02/2015 16:48

Placas de captação de energia solar utilizadas para o bombeamento de água

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com o Instituto Piauí Solar, está ampliando o projeto "Sol e Água no Sertão", desenvolvido inicialmente na comunidade Exu, na cidade de Oeiras. O objetivo desse projeto é a utilização da energia solar fotovoltaica para o bombeamento de água que possibilite a irrigação de uma pequena área de plantio.

Esse programa fez parte da pesquisa de doutorado do Técnico em Assuntos Educacionais da UFPI de Picos, Almeberc Moura e trata do acesso à água em regiões semiáridas através de sistemas fotovoltaicos de bombeamento. De acordo com o técnico, no Piauí há um grande potencial de aproveitamento desse sistema na agricultura familiar.

"Nas cidades, a grande expectativa é a utilização de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, assim, o usuário do sistema elétrico passa a ser, além de consumidor, também um produtor de eletricidade, conseguindo descontos nas suas contas de energia elétrica. Para isso, pode utilizar áreas livres, como os telhados, para instalar os módulos fotovoltaicos e, além disso, existem grandes expectativas no Piauí da construção de usinas fotovoltaicas, como já ocorre em outros estados do Brasil", afirma Albemerc.

O pesquisador destacou que após dois anos de implantação, o sistema continua a funcionar normalmente, atendendo a demanda hídrica do projeto. "Até o momento, pode-se avaliar positivamente essa iniciativa de convivência com o semiárido. A UFPI e as demais instituições de ensino e pesquisa do Estado tem um papel muito importante no incentivo à ampliação do projeto para mais municípios do Território Vale do Rio Canindé e outros territórios piauienses, contribuindo tanto na pesquisa quanto na qualificação da mão-de-obra no Estado", finalizou.

Área de plantio irrigada por meio da eneria solar fotovoltaica