UFPI vence primeira parte do Desafio da Sustentabilidade

04/02/2015 15:28

O Prêmio Ideia do MEC divulgou na última terça-feira (03), o resultado da primeira etapa do Desafio da Sustentabilidade. Os participantes enviaram projetos com ideias relacionadas ao questionamento: "Como reduzir os gastos com consumo de água nas Instituições Federais de Ensino".

A Universidade Federal do Piauí concorreu ao edital lançado pelo MEC, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, que tem por objetivo envolver as instituições federais de ensino por meio da análise de propostas inovadoras sobre o uso de energia elétrica e de água. As inscrições foram abertas para as 63 (sessenta e três) Universidades Federais do País.

Os cinco melhores colocados são da UFPI, a premiação individual foi destinada aos quatro participantes melhores colocados na votação realizada pelo site da premiação.

A Vice- Reitora da Universidade Federal do Piauí, Profa. Dra. Nadir Nogueira, destacou o interesse da Administração Superior em implementar os projetos vencedores e frisou a participação do Reitor da Instituição o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes na divulgação do prêmio para sensibilizar toda a comunidade acadêmica de votar nas ações propostas por representantes da Instituição de Ensino.

Vice-Reitora destaca a importância da premiação

"Essa conquista é uma oportunidade que a Universidade está tendo de mostrar suas competências e compromissos com o Meio Ambiente, tendo em vista as preocupações que hoje permeiam todos os brasileiros, como a questão do uso racional da água e da energia, com isso estamos detectando professores e alunos sensibilizados com essa problemática", disse a Vice-Reitora.

O Professor do Curso de Engenharia Elétrica, Dr. Fábio Rocha Barbosa, conquistou o primeiro lugar com o projeto de "Implantação de Painéis Solares para Alimentar Bombas em Poços Artesianos nas Instituições de Ensino". Com a premiação o docente receberá R$ 5.000,00.

Para o ganhador ter a iniciativa considerada a mais popular "é um reflexo do que vive a sociedade hoje. Propõe uso de energia renovável, através de uso de painéis solares fotovoltaicos, para prover abastecimento de água. Une dois pilares da sustentabilidade: eficiência no uso de energia elétrica e recursos hídricos. Esta é a explicação para maior aceitação da ideia", destaca.

O Professor Dr. Fábio Rocha destaca a importância da premiação

As demais colocações foram destinadas a estudantes do curso de Engenharia Elétrica, sendo o segundo lugar para Lucas Cruz Sousa que receberá R$ 2.500,00, o terceiro colocado Jórdan Joeslley Alves, com a quantia de R$ 1.500,00, na quarta posição, Walterlins Willames da Silva, com R$ 1.000,00, e em quinto lugar, Rejane Melo.

O desafio da energia segue até quinta-feira (05). Para o professor do curso de Engenharia Elétrica Dr. Marcos Lira, a intenção é também conquistar a premiação nos quatro primeiros lugares individuais para a UFPI, nesta categoria. "Eu considero este um momento único na história da Universidade, não só pelo grau de mobilização envolvido, mas também pela quantidade de ideias apresentadas pelos nossos participantes, o que evidencia uma preocupação com a sustentabilidade. Em tempos de escassez de água e de energia elétrica essa preocupação torna-se crucial", afirmou.

Professor de Engenharia Elétrica Dr. Marcos Lira

A instituição ganhadora receberá um investimento de 3 milhões de reais, destinados para a implantação de projetos em Eficiência Energética. Ainda é possível votar no desafio pelo site: http://premioideiaportal.mec.gov.br.