HU/UFPI disponibiliza cirurgia de reconstrução mamária

03/02/2015 09:48

Atualmente o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em alguns casos as mulheres que desenvolvem câncer de mama passam por mastectomia, uma cirurgia de remoção total ou parcial da mama. Para a mastologista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI), Dr.ª Elisa Rosa de Carvalho, as consultas regulares ao médico são importantes para o diagnóstico precoce e tratamento desse tipo de câncer. "Nós não temos como evitar que o câncer de mama apareça, mas nós sabemos detectar ele precocemente, através do exame clínico juntamente com a mamografia, que é o exame mais efetivo para essa finalidade", destaca a mastologista.

O HU/UFPI disponibiliza às suas pacientes a cirurgia de reconstrução mamária, que consiste na reconstrução da mama após a lesão tratada pelo mastologista, na maioria das vezes por câncer de mama. "Existem vários tipos de reconstrução. De acordo com cada caso nós vamos decidir se vamos usar uma prótese de silicone ou o próprio tecido da paciente, dentro desse aspecto de usar o próprio tecido temos algumas opções, como o tecido abdominal, da região dorsal, ou tecidos próximos da mama", explica o cirurgião plástico Mauri Brandão.

Cirurgião Plástico, Mauri Brandão, responsável pelas cirurgias de reconstrução mamária realizadas no HU/UFPI

O cirurgião plástico destaca ainda os riscos e complicações da cirurgia de reconstrução mamária. "O principal risco seria a perda da cirurgia, ou seja, aquele tecido que foi colocado na mama não sobreviver, necrosar. Então nós teríamos que realizar um novo procedimento", destaca Mauri Brandão. A primeira cirurgia de reconstrução mamária do HU/UFPI foi realizada há dois meses. Na ocasião foi realizada uma reconstrução subtotal utilizando tecidos próximos à mama e da região dorsal, imediatamente após a cirurgia de mastectomia. "A cirurgia foi um sucesso total, a paciente está satisfeita, já recebeu alta e estamos fazendo o acompanhamento", afirma o cirurgião plástico.

Para o psiquiatra Ediwyrton Freitas, a cirurgia de reconstrução mamária imediata é importante, pois auxilia na recuperação da mulher que passou pela mastectomia. "A cirurgia de mastectomia é vista de certa forma como mutiladora, que mexe com a imagem, com a autoestima e com a percepção de plenitude da mulher. Ao fazer essa reconstrução o mais breve possível, é possível reduzir o trauma dessa mutilação, embora cirúrgica e programada, evitando que a mulher se exponha por muito tempo a esse sentimento de perda e de incompletude que a cirurgia de mastectomia pode ocasionar", destaca o psiquiatra do HU/UFPI.

O Psiquiatra do HU/UFPI, Ms. Ediwyrton Freitas, afirma que a cirurgia de reconstrução mamária imediata auxilia na recuperação da mulher que passou pela mastectomia

O Hospital Universitário da UFPI é referência no Estado do Piauí no tratamento de câncer de mama. As pacientes atendidas pelo HU/UFPI são encaminhadas por hospitais e postos de saúde para fazer o tratamento cirúrgico e em seguida são conduzidas ao Hospital São Marcos para complementação do tratamento através de quimioterapia e radioterapia. O HU/UFPI disponibiliza ainda uma Unidade de Atenção Psicossocial que engloba o atendimento psiquiátrico, psicológico e o serviço de assistência social em que é prestado um atendimento multidisciplinar a qualquer paciente que precise de apoio psiquiátrico ou psicológico, tanto em nível ambulatorial, como em nível de internação.