UFPI recebe visita do Embaixador da Alemanha ao Brasil

22/01/2015 17:14

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu na tarde desta quinta-feira (22), a visita do Embaixador da Alemanha no Brasil, Sr. Dirk Brengelmann e comitiva, em reunião realizada no Salão Nobre da Reitoria no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O objetivo da visita é abrir novas possibilidades de cooperações e fomentar aquelas já em operações como o Programa de Cooperação em Saúde Alemanha-Piauí que esta centrado no intercâmbio de profissionais da área da saúde para o UKB - Hospital de Traumas de Berlin, assim como potencializar as ações do projeto Policlínica de Picos e a construção do novo hospital.

Estiveram presentes a Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira do Nascimento, a Vice-Governadora do Piauí Margarete Coelho, o Embaixador Sr. Dirk Brengelmann e sua comitiva, da qual fazem parte o Cônsul Geral da Alemanha (Recife) Sr. Dietmar Bock, Sr. Dieter Gerding - Cônsul Honorário (Fortaleza), o Chefe do UKB em Berlim, o maior hospital de trauma da Alemanha e Membro do Conselho Curador da Associação ProBrasil, Cel. Prof. Dr. Axel Ekkernkamp, o Dr. Dietrich Halm, o Diretor-Presidente da Sociedade Alemã de Pesquisas Científicas (DFG) para a América-Latina, e o Sr. Uwe Weibrecht, Presidente da Associação ProBrasil.

Vice-reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira do Nascimento

O Embaixador da Alemanha,  Dirk Brengelmann,  ressaltou a importância do domínio do idioma do país para realização do intercâmbio de estudantes. Durante o encontro, ele parabenizou o incentivo dado pela Universidade Federal do Piauí aos universitários que procuram a Alemanha por meio do Programa Ciências sem Fronteiras.

Embaixador da Alemanha Sr. Dirk Brengelmann

A Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira do Nascimento, destacou a importância da visita para futuras trocas de experiências, principalmente na área de saúde, para residentes da Universidade. "Recentemente a UFPI passou a oferecer Residência Médica em ortopedia no Hospital Universitário (HUPI), e essas parcerias poderão possibilitar que nossos residentes tenham experiências em Berlim nos hospitais de referência em traumatologia", disse.

Vice-Governadora Sra. Margarete Coelho

"Nós estamos, neste ano, principalmente, ampliando essas parcerias para aprofundarmos apoios a pesquisas e a formação profissional. Outro ponto importante é a língua, que por essa aproximação procuraremos que o idioma alemão seja mais ensinado no Piauí", falou a Vice-Governadora Sra. Margarete Coelho sobre as parcerias que estão sendo firmadas.

Confira o vídeo: