Curso de Direito da UFPI é um dos que mais aprovam no exame da OAB no País

21/01/2015 16:35

A Universidade Federal do Piauí se destacou entre as Instituições de Ensino Superior do País. A UFPI está entre as 20 instituições que mais aprovaram no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ocupando a 10ª colocação, nas três últimas edições do exame dos 128 inscritos 63% dos candidatos foram aprovados.

O curso de Direito está entre os mais procurados pelos estudantes que pretendem ingressar nos cursos superiores da Universidade Federal do Piauí , segundo dados do Sistema de Seleção Unificada- SISU as notas de corte, na modalidade ampla concorrência, estão entre as maiores da Instituição.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, comentou sobre o destaque do curso em cenário nacional, "O nosso curso de Direito é reconhecido por sua excelência em todo o Brasil, os profissionais que são formados ali, realmente se saem bem, no exame da ordem, no Enade em todo tipo de avaliação." Também enfatizou a importância de manter a excelência do curso, citou a criação do Núcleo de Práticas Jurídicas para a formação dos estudantes , também mencionou os esforços da Administração Superior para a qualificação dos docentes com a ampliação do número de doutores, para que seja criado o Mestrado em Direito.

Reitor da UFPI Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

O Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos, frisou a importância do engajamento do corpo docente para obter o índice de aprovação no exame da OAB, assim como no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), já que desde o início da avaliação a UFPI tem conceito máximo, o que segundo o diretor são consequências do trabalho " não devemos confundir o exame com a excelência, o exame é que afere a excelência e essa maneira como ignoramos, ou não nos preocupamos com isso dá ainda mais mérito a comunidade que faz o Direito ", disse.

Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos, Diretor do CCHL

A formação dos universitários que passam pela graduação tem uma base no conhecimento construido de acordo com o pensamento jurídico crítico, segundo a coordenadora do curso Profa.Dra.Germana Trindade, a aprovação no exame da OAB é importante para que os Bacharéis em Direito que saem do curso possam exercer a advocacia, assim como para seguir a carreira acadêmica, além de alguns concursos públicos que exigem a aprovação.

Coordenadora do Curso de Direito- UFPI, Profa.Dra.Germana Trindade

Breve Histórico do Curso de Direito

O curso de Bacharelado em Direto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), originalmente criado como a Faculdade de Direito do Piauí na década de 1930, participou da criação da UFPI, em 1971, e foi o primeiro curso da Instituição. A partir desse momento deixou de ser a então Faculdade de Direito para se tornar o Departamento de Ciências Jurídicas.

Confira o vídeo: