Aluno da UFPI desenvolve ideia para utilização de energia solar em IES

20/01/2015 11:04

O aluno do 8º período do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lucas Cruz, está em primeiro lugar no Desafio da Sustentabilidade lançado pelo Ministério da Educação (MEC), na categoria voltada para redução do consumo de energia elétrica. A ideia proposta por Lucas Cruz consiste na utilização de painéis solares em fachadas dos prédios da Universidade. "A ideia é substituir o material de construção utilizado nas fachadas dos prédios por placas de captação de energia solar. Ao invés de ter somente um vidro na fachada, você usaria a placa solar que funcionaria como o vidro e além disso estaria produzindo energia", destaca o estudante.

Para o estudante essa ideia traria muitos benefícios para a Universidade, tendo em vista que é um projeto que já é desenvolvido em países da Europa e que está mostrando resultados positivos. "Eu acho importante porque ajuda a fomentar pesquisas nesse sentido. Uma universidade que traz esse tipo de ideia, além de produzir energia, cria oportunidades de pesquisa para os estudantes daquela área", afirma Lucas Cruz.

Lucas Cruz faz parte do Grupo de Eficiência Energética formado por estudantes e professores da UFPI que desenvolve projetos voltados para redução do consumo de energia elétrica e água. O Coordenador do Laboratório de Eficiência Energética e um dos mentores do Grupo de Eficiência Energética, Prof. Dr. Fábio Rocha, afirma que a mobilização para participação no desafio é importante por difundir a ideia da sustentabilidade nas Instituições Federais. "Isso ultrapassa a questão da disputa em si, porque esse fluxo de ideias vai contribuir para a formação de um consciência de sustentabilidade dentro das Insituições Federais. Nós sabemos que essas Instituições são formadoras de opinião, e ideias desse tipo sendo difundidas em termos de Brasil, e através do site para o mundo todo, gera essa disseminação de uma consciência sustentável, através de alunos, professores, servidores e da comunidade em geral", declara o coordenador.

Prof. Dr. Fábio Rocha, Coordenador do Laboratório de Eficiência Energética e um dos mentores do Grupo de Eficiência Energética

Além dessa, o estudante de Engenharia Elétrica tem outras ideias cadastradas no Desafio, como a elaboração de um Documento Básico de Economia de Energia (DBEE) que estabelece regras e procedimentos que permitem cumprir as obrigações básicas de economia de energia, em prédios públicos, incluindo as Instituições Federais. "A proposta é que as Universidades e os Institutos Federais participem de um programa em que todos eles tenham que gerar uma certa quantidade de energia. Esse é um projeto de geração distribuída em que a Universidade ou o Instituto vai ter gerar uma porcentagem da sua própria energia", afirma Lucas Cruz.

Ranking do Desafio da Sustentabilidade liderado por aluno do 8º período do Curso de Engenharia Elétrica, em 2º lugar está o Professor e Coordenador do Grupo de Eficiência Energética, Prof. Dr. Fábio Rocha

UFPI ocupa 1º posição no ranking

O Desafio da Sustentabilidade tem por objetivo envolver as Instituições Federais de Ensino através da análise de propostas inovadoras sobre o uso de energia elétrica e de água. Até o momento a Universidade Federal do Piauí (UFPI) lidera o Desafio da Sustentabilidade, ao todo conquistamos mais de 4 milhões de pontos.

A instituição ganhadora receberá um investimento de 3 milhões de reais, destinado para a implantação de projetos em Eficiência Energética. Além disso, os participantes mais atuantes poderão receber uma premiação individual de até R$ 5.000,00.