Estação de Piscicultura da UFPI recebe matrizes de peixes e alevinos

08/01/2015 17:19

Transporte dos alevinos e matrizes de peixes para o Campus de Parnaíba

Na tarde da última quinta-feira (08), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), matrizes de peixes e alevinos das espécies tambaqui e pacamã vindos de Petrolina (PE) com destino à estação de piscicultura no Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba. A intenção é iniciar as atividades de aquicultura na estação do Campus para produção de sementes e, consequentemente, de alevinos para atender os aquicultores de base familiar.

Para o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, os peixes, além de contribuírem para pesquisas na UFPI, irão servir às comunidades da região. "A CODEVASF cedeu para a UFPI uma estação de piscicultura que estava inativada, fizemos todas as reformas necessárias e construímos o galpão. Agora estamos realizando um excelente trabalho que vai atender não apenas essa demanda interna no sentido de formar nossos profissionais para realizar pesquisa, mas também, à comunidade. Tudo feito com espécies de peixe capturadas na região de Parnaíba e espécies que estão sendo trazidas de Petrolina, que servirão de estudo para os alunos do curso de Engenharia de Pesca, pesquisadores, dando também um retorno à comunidade", destacou.

Reitor aponta os benefícios da parceria

O Prof. Josenildo Sousa, que está à frente da estação de piscicultura, explicou como foram realizados os estudos para que os peixes chegassem bem. "Iniciamos com um bioensaio cerca de um mês atrás, já pensando na quantidade de horas da viagem. Fizemos todo o controle na qualidade da água, monitoramos a temperatura, o PH e as condições em geral a fim de evitar que fosse causado algum estresse para os animais e, principalmente, que fosse gerada alguma morte. Todos os estudos foram feitos para garantir o sucesso com 100% de sobrevivência".

Controle de qualidade da água

A parceria UFPI/CODEVASF tem o objetivo de iniciar as atividades de aquicultura na estação do Campus Ministro Reis Velloso para a produção de sementes e consequentemente atender os aquicultores de base familiar e pescadores daquela região com os alevinos gerados na estação por meio do projeto Conhecimento e Saberes, que visa à capacitação dos pequenos produtores e pescadores do Delta do Parnaíba, e no futuro esses alevinos produzidos na estação serão vendidos para esses pequenos produtores pela metade do valor de mercado, principal razão do convênio.

Alevinos da espécie pacamã

Alex Marinho, Diretor do Campus de Parnaíba, falou sobre a importância da chegada dessas matrizes e alevinos para o curso de Engenharia de Pesca. "O curso de Engenharia de Pesca assim como outros cursos que dependem de aulas práticas necessitam de espaços para os alunos incrementarem os saberes, a ida dessas matrizes vai fazer com que os alunos desenvolvam na prática aquilo que é ensinado na teoria. Representa, portanto, um avanço importante, pois ao mesmo tempo em que a estação recebe estes peixes ela está sendo ativada. Esse é o começo para a ativação dos outros 22 tanques que possuímos hoje", disse.

Agora o Campus está desenvolvendo tecnologia para obter a reprodução de qualquer tipo de peixe em cativeiro, expedições ao Delta serão feitas no sentido de resgatar peixes que estejam em extinção para conseguir reproduzi-los e criar na estação de piscicultura dentro das possibilidades, auxiliando o conhecimento dos estudantes para que eles, quando profissionais, possam dar retorno à sociedade. Esse é o propósito final de todos os projetos que a UFPI tem implantado no Campus.

Confira o vídeo: