UFPI vai integrar expedição do Programa Antártico Brasileiro

12/01/2015 08:47

Até o dia 5 de fevereiro de 2015, o professor do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre (CCN) e dos Programa de Pós Graduação em Arqueologia (PPGArq/CCN) e Antropologia (PPGAnt/CCHL), Flávio Rizzi Calippo, integrará a expedição 33 do Programa Antártico Brasileiro (PRONTAR). A expedição teve início na última sexta-feira (09).

A participação do professor Calippo, que atualmente também ocupa o cargo de Vice-Presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), se dará no âmbito do projeto Paisagens em Branco: Arqueologia, Antropologia, História e Conservação das ocupações humanas nas Ilhas Shetlands do Sul, Antártida, coordenado pelo Prof. Dr. Andrés Zarankin (UFMG). Os principais objetivos desse projeto são os de estudar o processo que resultou na ocupação das Ilhas Shetlands do Sul e o impacto que essa exploração causou na região. A partir do estudo de fontes históricas e investigações arqueológicas, o projeto já vem pesquisando há alguns anos os objetos e as estruturas de caçadores de focas, de diversas nacionalidades, que durante o século XIX desenvolveram atividades extrativistas na região.

Pesquisadores vão estudar o processo de ocupação das Ilhas Shetlands do Sul

Em 2015, o professor Calippo ficará responsável pela identificação, mapeamento e caracterização das embarcações, das áreas de desembarque e das demais estruturas náuticas e marítimas associadas a essas ocupações. "Nessa expedição, poderemos contribuir com o enfoque marítimo ao projeto coordenado pelo Prof. Zarankin e conhecer mais a respeito das estratégias desenvolvidas por esses grupos na região. Nosso intuito é o de poder realizar, no futuro, um projeto específico de Arqueologia Marítima e Subaquática na Antártica", destacou o professor Calippo.

Professor da UFPI Flávio Rizzi Calippo