Dia do Leitor: Biblioteca Central recebe mais de 2.500 pessoas por dia

07/01/2015 15:26

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Piauí foi instalada em janeiro de 1973, após a junção dos acervos que existiam nas Bibliotecas das Escolas de Medicina, Odontologia, Filosofia, Direito e Administração. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) foi fundada em agosto de 1995, com o propósito de atuar na promoção do acesso à informação e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade, aberta à comunidade e contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Piauí.

A BCCB recebe aproximadamente 2.500 pessoas por dia. Já a média diária do fluxo de livros emprestados é de 988 volumes. O acervo da biblioteca é de 123. 858 livros. "Estudo na biblioteca de 2 a 3 vezes por semana, porque considero um ambiente silencioso e que incentiva a leitura", diz Bruna Danielly, estudante de Serviço Social da UFPI.

Biblioteca tem um acervo de 123.858 livros

Os espaços de estudo e de lazer disponíveis ao público conta com 307 cabines individuais, 60 mesas com 2 a 10 lugares, 1 sala de projeção que comporta 80 lugares, 1 sala de xadrez com 6 mesas, 9 salas de grupo reservadas com 10 lugares, 155 cabines para notebooks, 1 laboratório para pessoas com deficiência visual e 1 arquivo deslizante para material acadêmico e multimídia.

A Biblioteca avança e atualmente estão distribuídos nove espaços pelos Câmpus de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Só no Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, existem quatro bibliotecas setoriais, localizadas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências da Educação (CCE) e Centro de Ciências Agrárias (CCA). Para um leitor assíduo, fica a oportunidade de um ambiente que estimula a leitura.

Leitor tem opção de espaços diferentes para leitura, pesquisa e estudo

Nesta quarta-feira (07) é comemorado o Dia do Leitor. A UFPI parabeniza a todos os leitores e convida-os para fazer da BCCB seu lugar de leitura, pesquisa e estudo.