Reitor participa de transmissão do cargo do novo ministro da Educação

05/01/2015 09:49

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou da cerimônia de transmissão do cargo do novo ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), realizada na última sexta-feira (02), no Ministério da Educação.

A solenidade contou com a presença de ministros, parlamentares, governadores, secretários de estado e reitores de universidades federais. Estiveram presentes o governador Wellington Dias (PT), a deputada federal e futura secretária estadual da Educação, Rejane Dias (PT), o senador Elmano Férrer (PTB) e o presidente do Banco do Nordeste, o piauiense Nelson Souza.

Ministro da Educação, Cid Gomes, empossado durante cerimônia de posse da Presidente Dilma

Foto: Exame.com

Cid Gomes

Natural de Sobral, município do sertão cearense, Cid Gomes começou a militar na política na década de 1980, época em que cursava engenharia na Universidade Federal do Ceará (UFC).

O primeiro cargo público de Cid Gomes foi conquistado em 1990 - uma cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará. Reeleito quatro anos mais tarde, ele comandou o Legislativo cearense em seu segundo mandato.

Em 1996, foi eleito, no primeiro turno, prefeito de Sobral, dando continuidade à tradição dos Ferreira Gomes na prefeitura da cidade. O pai, José Euclides Ferreira, comandou o município do sertão cearense entre 1977 a 1983. Em 2000, Cid Gomes se reelegeu para o cargo.

Ao final do mandato de prefeito, Cid Gomes interrompeu a carreira política para trabalhar como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA). Retornou ao Brasil, em 2006, para concorrer ao governo do Ceará. Em 2010 foi reeleito.

Confira o vídeo da transmissão do cargo: http://centraldemidia.mec.gov.br/index.php