Alunos de Enfermagem realizam visita aos feirantes da CEAPI

19/12/2014 10:58

Alunos do Curso de Enfermagem com as Professoras Márcia Astrês e Gláucia Azevedo na CEAPI

Entre os dias 15 a 18 de dezembro, os estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveram atividades voltadas para a saúde dos feirantes da Central de Abastecimento do Piauí (CEAPI), localizada no Bairro Tabuleta. A visita dos 27 estudantes compõe o cronograma pedagógico da disciplina Saúde Pública e recebeu orientação das Professoras Márcia Astrês e Gláucia Azevedo.

Estudantes de Enfermagem realizam atividades voltadas à saúde dos feirantes da CEAPI

Ao longo dos quatro dias, foram desenvolvidas atividades de atenção básica, como: avaliação da pressão arterial e hábitos alimentares, consulta do Índice de Massa Corpórea (IMC), investigação de doenças ocupacionais, controle do peso, e educação em saúde voltada para as reais necessidades dos trabalhadores.

De acordo com a coordenadora pedagógica da CEAPI, Sandra Vieira, a parceria com a UFPI é de extrema importância. "É necessário atender o feirante no seu horário de trabalho, visto que eles desenvolvem suas atividades laborais no horário de 3h às 15h e, por isso, encontram dificuldades em buscar atendimento nas unidades básicas de saúde. Todos os 11 galpões foram atendidos , além das lojas, boxes e os caminhoneiros", destacou.

Aferição da pressão arterial foi um dos exercícios desempenhados pelos alunos de Enfermagem da UFPI

Para a Prof.ª Dra. Márcia Astrês Fernandes, o exercício permitiu identificar diversos fatores de risco causadores de hipertensão arterial. "A Hipertensão Arterial Sistêmica é um problema constante no Brasil, mas alguns fatores podem ser modificados, de forma que programas educativos podem ser úteis na prevenção das futuras complicações advindas do estilo de vida dos feirantes. E o nosso objetivo com estas visitas é despertar a consciência crítica dos alunos nas questões de Saúde Pública, visando à aplicação de medidas, e ações de saúde na melhoria da qualidade de vida deste grupo populacional assistido", ressaltou.

As atividades com os feirantes da CEAPI resultaram na produção de folders por parte dos alunos. O material utiliza dados do Ministério da Saúde e tem a função de fornecer dicas de qualidade de saúde.