Museu de Arqueologia da UFPI reúne peças milenares

18/12/2014 11:18

Urna Funerária localizada no município de São Miguel do Tapuio é mantida pelo Museu da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) guarda um pedaço da história da humanidade. Trata-se do Museu de Arqueologia, localizado no anexo do Centro de Ciências da Natureza (CCN 2). A estrutura conserva artefatos de milhões de anos encontrados não só no interior do Piauí, como também em estados como Maranhão, Ceará, entre outros. As peças são de fundamental importância para remontar a origem do Homem e a evolução das espécies.

Fachada do Museu de Arqueologia localizado no anexo do Centro de Ciências da Natureza

O prédio foi inaugurado em 2012 e ainda passará por reformas. Também serão criados setores específicos e contratados funcionários para completa implementação do Museu. Segundo a coordenadora do local, professora Márcia Ferreira Netto, o objetivo é que as instalações estejam a disposição da comunidade. "Estamos elaborando o Plano Museológico e Museográfico, para então começar o funcionamento do Museu. O primeiro, resulta na maneira como a estrutura funcionará, a criação dos departamentos e setores. Quanto ao Plano Museográfico ele trabalha com o universo que será utilizado em uma exposição, a filosofia que se pretende levar ao público," destacou.

As exposições serão montadas de acordo com a linha de pesquisa de professores e estudantes do Departamento de Arqueologia. São desenvolvidos estudos nas áreas de Paleontologia, Biologia Subaquática, Arqueologia Histórica, Cerâmica, Arte Rupestre, e etc.

Professora Márcia Ferreira Netto é coordenadora do Museu de Arqueologia

De acordo com a coordenadora do Museu, o Piauí representa um importante nicho arqueológico. "Por incrível que pareça, se encontram fósseis aqui na própria Universidade, de vez em quando os professores realizam trabalho de campo e acabam achando artefatos petrificados, para você ver a riqueza do estado. Se fala muito em Serra da Capivara, mas em cidades como Bertolínia, Parnaíba, Simões, há presença de objetos valiosíssimos para a história" explicou.

Folhas petrificadas da espécie de samambaia gigante são encontradas também no Museu

Entre as peças conservadas pelo Museu, se destacam fósseis de animais petrificados, como os membros de uma preguiça gigante (Eremotherium laurillard), encontrado no município de Corrente (PI), e datado de, aproximadamente, 100 mil anos. Entre outros objetos protegidos, estão vasos de cerâmica, urnas funerárias e réplicas de crânio da evolução humana.

Dia 18 de dezembro se comemora o Dia do Museólogo

O dia 18 de dezembro foi escolhido como data comemorativa ao Museólogo no Brasil. A profissão foi regulamentada em 1984, devido a sua contribuição ao fortalecimento da cultura brasileira. "Eu tenho orgulho de ser museóloga, e quando eu escolhi seguir essa carreira eu estava no 1º grau, estudando sobre a Pré-História. Então eu vi isso, e quis muito estudar para então poder passar o meu conhecimento para as outras pessoas", afirmou a Prof.ª Márcia Ferreira.