Turma de Ecologia Marinha faz atividades de extensão em praias do Piauí

18/12/2014 10:37

Estudantes da disciplina de Ecologia Marinha, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, desenvolveram atividades de extensão nas praias do Coqueiro (Luis Correia) e Atalaia (Parnaíba), dos dias 26 a 30 de novembro. As atividades fizeram parte de aulas práticas, sob a orientação do Prof. Dr. Jeremias Pereira Silva Filho, responsável pela disciplina, e monitoria da estudante Carla Vasconcelos Freitas. O Prof. Dr. Eudes Ferreira Lima, do Curso de Ciências Biológica da UFPI de Parnaíba, também participou da ação.

A atividade da praia do Coqueiro foi feita com crianças da região, participantes do projeto de escolinha de futebol "Bom na bola, 10 na escola", coordenado pelo advogado e estudante de educação física, Leandro Souza de Carvalho. Segundo o professor Jeremias Pereira, durante a ação foi avaliada a percepção das crianças sobre a fauna local. "Fizemos também a sensibilização e conscientização acerca de temas ecológicos, como os cuidados ambientais que devemos ter, a importância e responsabilidade de deixarmos o meio ambiente e a praia sempre limpos e os riscos que existem para os animais marinhos devido ao lixo jogado nas praias", destacou.

As crianças foram orientadas sobre os cuidados com o meio ambiente

As crianças receberam tartaruguinhas feitas com materiais recicláveis que traziam frases de conscientização ecológica, orientando sobre consumo consciente, como fazer o descarte de forma adequada, a reutilização e a reciclagem do lixo. Cada criança recebeu três tartaruguinhas e foram incentivados a oferecerem as lembranças para três adultos, explicando a importância de preservar o meio ambiente.

A segunda atividade foi feita na praia de Atalaia, onde os estudantes fizeram um mutirão de coleta de lixo, em um espaço de 30 metros quadrados, com o tempo de 15 minutos, para estimar a quantidade de lixo encontrada na região. Foram coletados três sacos de 100 litros de resíduos sólidos, grande parte do material era composta por sacolas e vasilhames plásticos, latas de alumínio, vidros quebrados, restos de cigarros e fraldas descartáveis. "Esta dinâmica despertou a curiosidade e interesse de turistas e das pessoas que estavam na praia e serviu também como forma de sensibilizar e chamar a atenção dos frequentadores da praia para a importância e responsabilidade de manter a praia limpa", informou o professor Jeremias Pereira.

O grupo recolheu grande quantidade de lixo em uma pequena faixa da praia