UFPI desenvolve ações de incentivo à pesquisa

17/12/2014 09:19

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem incentivado a pesquisa no ensino médio e na graduação. Os programas de Iniciação Científica (IC) são desenvolvidos por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação e ensino médio integrados na pesquisa científica, assim como alunos que atuam de forma voluntária. Alguns dos objetivos do Programa são os de contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, possibilitando o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Prêmio concedido aos melhores trabalhos apresentados no XXIII Seminário de Iniciação Científica

Atualmente, 450 alunos da graduação são bolsistas. Eles recebem bolsas de fomento à pesquisa do CNPQ e da UFPI, que tem duração de doze meses e outros 476  atuam como voluntários. Para participar o professor  deve ser docente da UFPI com título de doutor e o estudante estar cursando graduação, e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. No programa para o ensino médio, são 100 bolsas para alunos dos colégios técnicos de Floriano, Bom Jesus e de Teresina, assim como para estudantes da Escola Família Agrícola dos Cocais.

Para divulgar e avaliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e da Iniciação Científica Voluntária (ICV), É realizado anualmente o Seminário de Iniciação Científica da UFPI, que está na 23º Edição.

Professores e estudantes premiados do XXIII Seminário de Iniciação Científica

O encerramento contou com a premiação de trabalhos apresentados pelos alunos. Nove trabalhos foram premiados pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC), os prêmios recebidos foram notebooks e computadores.

Confira vídeo que mostra os melhores trabalhos do evento: